O São Paulo FC, através de seu núcleo de fisioterapia, o REFFIS, visitou na tarde desta sexta-feira (13/04) a ADD – Associação Desportiva para Deficientes.
Acompanhados pelo fisioterapeuta do Tricolor Ricardo Sasaki, os craques Elano (Shakhtar-Ucrânia) e Edu (Valência-Esp), além do são-paulino Maurinho, participaram da programação da ADD Sports Arena, na Reatech 2007 – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
A idéia partiu do próprio São Paulo FC em prestigiar o evento ao levar os atletas profissionais à quadra da ADD, onde houve uma integração direta com os atletas com deficiência das equipes de basquete em cadeira de rodas, ciclismo tandem e escalada, entre outras modalidades paraesportivas.
O que mais chamou a atenção dos jogadores foi a espírito de luta dos deficientes.
“Tem momentos que a gente acha que está mal, mas ao vermos a superação dessas pessoas a motivação vem em dobro”, reconhece Elano, que se recupera de um entorse no tornozelo esquerdo.
Edu também só tirou lições de vida depois de conhecer as dificuldades vistas com os deficientes. “É incrível como eles superam seus problemas com a maior naturalidade possível, isso é uma lição para todos e um incentivo também”, diz o meia do Valência, em recuperação de uma cirurgia no joelho.
O fisioterapeuta do Tricolor Ricardo Sasaki lembra que este encontro faz parte de um programa do São Paulo em aproveitar a presença de craques consagrados no Reffis para incentivar deficientes físicos.
“Sempre que temos oportunidade, levamos os atletas em clínicas de recuperação de deficientes para que possa haver uma integração. Ao mesmo tempo que o deficiente recebe um presente com a visita dos ídolos, é muito bom para o jogador de futebol conhecer a outra realidade”, ressaltou.
Elano, Edu e Maurinho com os paraesportistas
Sasaki com os jogadores e um atleta deficiente