Em busca de um resultado positivo para se reabilitar no Campeonato Brasileiro de 2017, o Tricolor terá um desafio histórico nesta quarta-feira (21), às 21h45 (de Brasília), que motiva ainda mais os são-paulinos: vencer o Atlético-PR em seus domínios. Desde 1999, quando o Estádio Joaquim Américo Guimarães foi modernizado e apelidado de Arena da Baixada em sua nova fase, o time paulista não vence o rival.
Antes disso, o Tricolor havia derrotado o Atlético-PR em 1937, por 2 a 1, em amistoso. De lá para cá, o Tricolor acumula um jejum de 16 jogos sem triunfos: neste período, foram cinco empates e 11 derrotas. Se a tarefa reserva um grande tabu, a vontade de escrever um capítulo histórico no confronto embala o time de Rogério Ceni no confronto válido pela nona rodada da competição nacional.
“Partida tradicionalmente difícil, mas temos que buscar os pontos lá. Não conseguimos vencer no último final de semana, então isso nos traz pressão para ganhar um jogo que na história, o São Paulo não traz vitórias na Arena da Baixada. Temos que buscar o resultado fora de casa, e para isso vamos ter de mudar o rumo da história”, avaliou o comandante.
Assim como o treinador, o versátil Marcinho também está motivado para buscar os três pontos e quebrar este incomodo tabu. “Não adianta colocar um peso a mais e deixar isso nos pressionar. Espero que possamos fazer um bom jogo e trazer a vitória que é o que interessa. Será um jogo difícil, como todos no Brasileiro, mas temos que ir lá e disputar a vitória de igual para igual”, opinou o camisa 39 são-paulino.
A história do confronto também mostra um equilíbrio entre paulistas e paranaenses. Em 56 duelos, no geral, são 19 triunfos do Tricolor, 20 empates e 17 vitórias do adversário. Pelo Campeonato Brasileiro – competição que colocará os clubes frente a frente nesta quarta -, o histórico do embate também é parelho: em 45 partidas, foram 14 vitórias do São Paulo, 15 empates e 16 triunfos do Atlético-PR.
Antes de enfrentar o Atlético-PR, em Curitiba, o elenco terá mais um dia de ajustes no CT da Barra Funda: será realizado na tarde desta terça-feira (20). Com dez pontos em oito rodadas, o Tricolor está na 14ª colocação. Pela frente, os paulistas enfrentarão um adversário que está no 18º lugar.