Em busca do sexto título estadual, na tarde deste sábado (12), o São Paulo visitou o Santos, na Vila Belmiro, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista Sub-20. Sob muita chuva e campo alagado, o Tricolor foi superior na partida e criou chances, mas não conseguiu abrir o marcador, voltando com o empate em 0 a 0 para casa. Qualquer empate no Morumbi garante o time de Cotia na decisão Estadual.
Sem poder contar com Lucas Perri e David Neres, que estão na Seleção Brasileira Sub-20, Júnior, Heron e Araruna, que estão no departamento médico, Jardine ganhou dois “reforços” emprestados por Ricardo Gomes: Pedro e Auro. Com isso, escalou o time com Paes, Foguete, Tormena, Kal e Liziero, Militão, Artur, Auro, Shaylon, Caíque e Pedro. Os atletas jogaram com faixa de luto em homenagem ao filho do motorista da delegação, Jairo, de apenas 19 anos, que faleceu na noite da última quinta-feira.
Líder do grupo 03 na primeira fase, o São Paulo eliminou o Santo André nas oitavas de final da competição: vitórias por 2 a 1 (fora de casa) e 5 a 1 (em Cotia). Pelas quartas de final, aplicou 5 a 1 no Mirassol, no interior Paulista e 2 a 1 em Cotia. O trabalho realizado pelo ataque e pela defesa antes da bola rolar na Vila Belmiro, já mereciam destaque: foram 88 gols feitos, com apenas 16 sofridos, totalizando 72 gols de saldo.
O estilo de jogo normalmente pedido por André Jardine não era possível de ser executado. Com a chuva forte, a bola não rolada e impedia a agilidade na troca de passes, passando por todos da equipe. O Tricolor tentava chegar pelo alto e em bolas paradas. A primeira boa chance aconteceu aos 23 minutos, após cruzamento de Foguete e finalização de cabeça de Militão, mas o árbitro marcou falta. Aos 31, Foguete, de falta, cruzou rasteiro Kal desviou e acertou a trave.
Shaylon, cobrando falta, quase abriu o marcador. Aos 39 minutos, o Santos deu o primeiro chute para o gol de Paes, que caiu bem para colocar a bola para escanteio. Antes do apito final, Shaylon aí da pegou um rebote de primeira, mas a bola saiu a esquerda do goleiro.
No segundo tempo, sem alterações, o time de Cotia tinha como principal adversário o lado mais encharcado do campo para atacar. O Tricolor continuava a criar boas chances, até que aos 20 minutos Liziero cruzou e Pedro finalizou, mas o goleiro fez um milagre. Aos 39, Pedro e Caíque saíram para a entrada de Gabriel Rodrigues e Matheus Lu, respectivamente.
Aos 40 minutos, após cruzamento de Foguete, o jogador santista fez gol contra, mas o bandeira marcou impedimento, para desespero dos jogadores e comissão técnica. Nos acréscimos, Gustavo, do Santos, foi expulso.
Por ter melhor campanha na competição, qualquer resultado igual é favorável ao São Paulo. A partida de volta está marcada para o dia 20 de novembro, domingo, às 18h, no estádio do Morumbi, com entrada gratuita para os torcedores pelo Portão 5. Por determinação do Ministério Público, apenas a torcida do Tricolor terá acesso ao estádio.
Antes disso, a equipe Sub-20 do São Paulo viajará para Recife, onde enfrentará o Sport, na quinta-feira, dia 17, às 18h30, pela segunda partida da semifinal da Copa do Brasil da categoria. No Morumbi, o Tricolor venceu por 1 a 0, podendo até empatar ou perder por um gol de diferença, desde que marque um gol, para avançar as finais. Caso o Sport faça 1 a 0, a partida irá para os pênaltis. O adversário sairá de Cruzeiro e Bahia.