O São Paulo visitou o Cruzeiro neste sábado (24) e foi superado por 1 a 0, na Arena Independência, em duelo válido pela 12ª rodada do Brasileirão.
Após sair atrás do placar no começo do primeiro tempo, o Tricolor pressionou os mandantes, criou uma série de boas chances, mas não conseguiu buscar o empate. Com o resultado, a equipe comandada por Dorival Júnior seguiu com 18 pontos na tabela, provisoriamente na 9ª colocação.
O São Paulo volta a campo na próxima terça-feira, quando encara o Tigre-ARG, às 21h30, no Morumbi, pela última rodada da fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana.
Em início movimentado, o Tricolor saiu atrás do placar aos três minutos de jogo. William fez cruzamento pelo lado direito, e na tentativa de afastar, Rafinha cabeceou para a própria rede. Felipe Machado, que aparecia atrás do lateral tricolor para cabecear, estava em posição de impedimento.
Aos 35 minutos, o São Paulo atacou com muito perigo e quase empatou. Alisson fez bom cruzamento pelo lado direito, encontrou Calleri na segunda trave, que cabeceou firme para grande defesa de Rafael Cabral. No rebote, Nestor não conseguiu bater com força e o goleiro cruzeirense evitou mais uma vez o gol.
Nos minutos finais do primeiro tempo, a pressão tricolor cresceu. Após contra-ataque em velocidade aos 42, Pablo Maia arriscou de fora da área para nova intervenção de Rafael Cabral. No minuto seguinte, Wellington Rato finalizou da entrada da área, a bola desviou na defesa e quase enganou o goleiro adversário, que correu para espalmar.
Na volta do intervalo, Luciano substituiu Alisson. O Tricolor manteve a pressão e chegou com perigo pela primeira vez aos cinco minutos, após batida cruzada de Calleri no lado direito da área. No minuto seguinte, Caio encontrou o camisa 9 em cruzamento pela esquerda; o argentino cabeceou firme e Rafael Cabral fez mais uma grande defesa para evitar o empate.
O São Paulo seguiu atacando e mais uma vez levou perigo aos 19 minutos. Luciano acionou Rato por cobertura, o atacante dominou dentro da área e bateu para mais uma defesa do goleiro cruzeirense. Após a conclusão da jogada, a arbitragem marcou impedimento. Nos minutos finais, entraram David, Juan, Rodriguinho e Marcos Paulo, a pressão seguiu, mas o Tricolor não conseguiu chegar ao empate.
CRUZEIRO 1 x 0 SÃO PAULO
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24/06/2023 (sábado)
Horário: 21h
Gols: Rafinha (contra) (3/1T)
Cartões Amarelos: Nestor, Rodriguinho e David (São Paulo)
Puúblico: 17.478
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Alex dos Santos (SC)
Quarto Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assessor: Jailson Macêdo Freitas (BA)
Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, L. Oliveira, Reynaldo (Neris, 11/2T) e Marlon; Matheus Jussa e Felipe Machado (Ian Luccas, 42/2T) e Matheus Vital (Neto Moura, 36/2T); Wesley (Stênio, 36/2T), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado, 11/2T). Técnico: Pepa.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio (Marcos Paulo, 38/2T); Méndez (David, 23/2T), Pablo Maia e Nestor (Rodriguinho, 30/2T); Alisson (Luciano/intervalo), W. Rato (Juan, 23/2T) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.