Pela terceira vez na história, três decisões simultâneas na base!

Pela terceira vez na história, três decisões simultâneas na base!

Calendário 22/11/2016 - 10:25

Esta semana é especial para as categorias de base do São Paulo Futebol Clube. Pela terceira vez na história, o Tricolor começa a decidir três campeonatos oficiais em um curto intervalo de tempo. O time sub-20 disputa o título da Copa do Brasil (dias 24/11 e 01/12) e do Campeonato Paulista (dias 27/11 e 04/12), enquanto o sub-17 também luta pela conquista do Estadual (finalíssima no dia 26/11). 

No passado, os times são-paulinos se saíram muito bem em situações semelhantes, vencendo cinco dos seis torneios em disputa, nestas duas oportunidades. 

1995

O CT da Barra Funda recebeu três decisões de títulos no mesmo dia, 2 de dezembro de 1995. O time infantil, comandado por Paulo Nani e com jogadores como Júlio Baptista e Renatinho, iniciou os trabalhos ao vencer o Rio Branco por 1 a 0, sagrando-se campeão paulista – a partida decisiva fazia parte de um quadrangular final. 

Logo depois, foi a vez dos juvenis do técnico Guto Ferreira e das promessas Edu, Fábio Simplício e Fábio Aurélio golearem o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 0 e assegurarem a conquista do estadual sub-17, também na rodada final do quadrangular decisivo. 

Por fim, os juniores do Tricolor fecharam a rodada repleta de vitórias. Marco Antônio, Sidney e Álvaro, entre outros e então comandados por Darío Pereyra, bateram o Rio Branco por 2 a 0 em uma final propriamente dita (ida 3 a 3, no dia 27/11) e faturaram a trinca de títulos para o São Paulo.

Vale destacar que, em 1995, o São Paulo também foi campeão estadual da categoria de aspirantes, ao vencer, em Americana, o Rio Branco por 3 a 1, no dia 13 de agosto. Foram destaques daquele time comandado por Muricy Ramalho: Rogério Ceni, Bordon, Denilson, Catê e Dodô.

O feito de conquistar todas as categorias de base do Estado em uma única temporada (quando mais de duas foram realizadas), como fez o Tricolor em 1995, jamais foi igualado por clube algum, até hoje. 

1999 

Quatro anos após o feito incrível e inédito de 1995, o Tricolor voltou a disputar três títulos em um intervalo de poucos dias. 

No dia 4 de dezembro, a rodada final do quadrangular decisivo do Paulista Sub-20 levou o Tricolor à disputa do título contra o Juventus, na Javari. Os visitantes, chefiados pelo técnico Pita e pelos jogadores Edu, Fábio Simplício e Júlio Baptista, levaram a melhor vencendo por 3 a 1, garantindo a primeira conquista do São Paulo na jornada.

Já nos dias 4 e 11 de dezembro, o sub-15 são-paulino enfrentou o Etti Jundiaí nas finais do Paulista e, vencendo o primeiro jogo, na Barra Funda, por 1 a 0, e empatando o segundo, 2 a 2, em Jundiaí, trouxe o troféu para o Morumbi. Detalhe: a equipe de Paulo Krauss e do técnico Vizzoli foi campeã invicta!

O único acidente do percurso ocorreu com os garotos do sub-17, que, também nos dias 4 e 11 de dezembro, confrontaram o Guarani pela disputa do troféu estadual. O time bugrino venceu a primeira partida em casa, por 1 a 0, enquanto que na volta, o 0 a 0 persistiu no placar da Barra Funda e o Tricolor, de um jovem então chamado Cacá (futuramente Kaká) e do técnico Toninho, ficou com o vice-campeonato da categoria.

Em 1999, o Tricolor foi ainda vice-campeão de aspirantes – mas a decisão deste torneio, contra a Portuguesa, foi no primeiro semestre.

2016

Em busca do bicampeonato da Copa do Brasil Sub-20, de mais um título do Paulista júnior e do bicampeonato paulista Sub-17, o Tricolor conta com ajuda da torcida para conquistar mais taças para Cotia. 

– Copa do Brasil: 1º jogo quinta-feira (24) às 20h40, no Morumbi – entrada livre pelo portão 5
– Paulista Sub-17: finalíssima sábado (26), às 11h, em Cotia – entrada livre
– Paulista Sub-20: 1º jogo domingo (27), às 10h, em Cotia – entrada livre 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário