Em toda a história, na categoria profissional, o São Paulo Futebol Clube já visitou 24 das 27 unidades federais do Brasil. O Tricolor, até hoje, só não disputou um jogo nos estados de Rondônia, Roraima e Tocantins. O mesmo se aplica às categorias de base e ao futebol feminino. Na verdade, à qualquer esporte já praticado pelo clube.
O time sub-17 do Tricolor, porém, levará a bandeira, a flâmula e os uniformes são-paulinos pela primeira vez a um desses três estados nunca visitados. O São Paulo estreará na Copa do Brasil da categoria contra o Batalhão Futebol Clube, na cidade de Palmas, capital do Tocantins.
O Estado, o mais jovem de todos – emancipado de Goiás com a Constituição de 1988 – nunca recebeu jogos do Tricolor nem mesmo quando ainda fazia parte do Estado da Região Centro-Oeste.
Apesar de ser estreante em território tocantinense, o Tricolor já teve oportunidade de enfrentar uma equipe do estado em cidade paulista: No dia 4 de janeiro de 2012, o time sub-18 do São Paulo goleou o time do Palmas por 10 a 0, na Arena Barueri, em confronto válido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O adversário
A equipe do Batalhão Futebol Clube, time da escolinha de futebol do 1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, foi fundada em 28 de fevereiro de 2005 e é a atual bicampeã estadual da categoria.
O jogo contra os tricolores será nesta quarta-feira (7), às 19h30, no Nilton Santos, estádio inaugurado no ano 2000 e com capacidade para 12 mil pessoas.