O dia 25 de junho é muito especial para o torcedor são-paulino. Afinal, há 19 anos, Rogério Ceni fazia sua estreia pelo Tricolor Paulista. O goleiro precisou de apenas um jogo para mostrar potencial e dar início a uma brilhante trajetória pelo clube paulista.
Pelo Torneio Santiago de Compostela, em 1993, o São Paulo goleou o Tenerife, da Espanha, por 4 a 1, e Rogério defendeu um pênalti. A partir daí, após brilhante passagem no famoso “Expressinho”, Rogério Ceni aprendeu muito com Zetti, outro grande ídolo, e se tornou titular da meta tricolor em 1997.
Foi o início de uma carreira vitoriosa e de conquistas. No currículo pelo São Paulo, Rogério Ceni ostenta 27 títulos na equipe principal, além de dois nas categorias de base. Em 2005, o ano de ouro para o capitão são-paulino, que ganharia a alcunha de Mito da torcida tricolor.
Naquele ano, o Tricolor conquistou o Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Mundial de Clubes, com participação essencial de Rogério. Nos anos seguintes, as glórias continuaram com Ceni de protagonista. O tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008) inédito coroou uma equipe que fez história.
Hoje, com mais de mil jogos e mais de cem gols pelo clube, Rogério é considerado por muitos o maior ídolo da história do São Paulo. Em 1016 jogos, são 539 vitórias, 228 empates e 249 derrotas – aproveitamento de 60,5, além de 103 gols marcados.
Neste dia especial, todos do São Paulo Futebol Clube desejam parabéns ao grande goleiro, artilheiro e, principalmente, ser humano, Rogério Ceni!
A ESTREIA DO MITO:
SÃO PAULO 4 X 1 TENERIFE
Local: Estádio Municipal San Lázaro, Espanha
(ESP)
Data: 25/6/1993
GOLS: Gols: Guilherme (4)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Vítor, Lula, Ronaldão (Gilmar) e Ronaldo Luís (Marcos Adriano); Pintado, Dinho, Toninho Cerezo (Juninho) e Gustavo Matosas; Douglas (Jamelli) e Guilherme. Técnico: Márcio Araújo.
TENERIFE: Agustín; Llorente, Toño, Matta (Toni) e Berges; César Gómez/capitão, Chano, Felipe e Quique Estibaranz; Castillo e Dertycia. Técnico: Jorge Valdano.