O Tricolor deu mais um passo nesta quarta-feira (5) para promover a integração entre as categorias de base e o profissional. Nesta manhã, o técnico Juan Carlos Osorio convocou a garotada do Sub-20, que costumeiramente treina no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, para trabalhar no Centro de Treinamento da Barra Funda e se familiarizar com o dia a dia do time principal.
Ao lado do técnico dos juniores, André Jardine, o colombiano comandou o coletivo e pôde conhecer melhor os jovens jogadores. Na primeira parte, após o aquecimento, Jardine ditou o ritmo do exercício tático, enquanto o colombiano acompanhou tudo de perto antes de ter o primeiro contato com o grupo. Depois, Osorio reuniu os jogadores, teve uma breve conversa e assim como faz no profissional exigiu muita movimentação.
Durante o treino, foi comum ouvir instruções utilizadas no profissional: “Para frente, sempre para frente. Não podemos trocar passes para trás. A transição tem que ser rápida”, orientava. Ao término da atividade, o treinador enalteceu a iniciativa, que será repetida mais vezes como forma de aproximar ainda mais ‘Cotia’ do CT da Barra Funda.
“Gostei muito do trabalho. Acho que temos que aproveitar mais o tempo, quando a semana permitir, e repetir mais treinamentos como o de hoje para familiarizar os jogadores da base. Quero promover isso mais vezes para conhecer melhor os atletas, e que eles também possam aprender como desenvolvemos o trabalho no profissional”, avaliou Osorio.
No atual elenco, dos 31 jogadores à disposição do comandante, 11 foram revelados ou lapidados no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel – pelo menos um ‘representante’ por posição -, além do capitão Rogério Ceni, que também atuou nas categorias de base do clube. Os goleiros Léo e Lucas Perri, os laterais Auro e Matheus Reis, os zagueiros Rodrigo Caio, Breno, Lucão e Lyanco, o volante João Schmidt, o meia Boschilia e o atacante João Paulo integram a lista ‘Made in Cotia’ do time principal.
Líder do Grupo 4 no Campeonato Paulista, a equipe Sub-20 pôde aproveitar o treino desta manhã para complementar a preparação para o próximo compromisso no Estadual. Na sexta-feira (7), às 15h (de Brasília), o Tricolor visitará o São Bento, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela 12ª rodada. Após 11 jogos, o São Paulo detém 27 pontos e é seguido por Santos (22), Santo André (21), Audax (19) e São Caetano (18) – 12 clubes integram a chave.