Ao término da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, o técnico Orlando Ribeiro destaca o amadurecimento da equipe na reta final da competição. Apesar de oscilar no início da disputa e chegar a ficar quatro partidas sem vencer, o Tricolor conseguiu excelente desempenho ao final da primeira fase (seis vitórias) e superou as melhores equipes do torneio até então, como Atlético-MG e Corinthians.
O treinador reconheceu um início conturbado no Brasileirão júnior – vale lembrar que a categoria ficou mais de cinco meses sem poder treinar por conta da pandemia -, mas exaltou a retomada do bom futebol são-paulino e fez uma análise do desempenho #MadeInCotia na competição.
“A primeira fase foi muito difícil devido à falta de tempo para treinos e consequente dificuldade para entrosar a equipe. Também tivemos contusões, desgaste físico pela quantidade de jogos, convocações para Seleções. Assim, tivemos que resolver um problema de cada vez, o que prejudicou o trabalho a longo prazo. Podemos confirmar que estes foram alguns motivos que levaram a equipe a oscilar”, afirmou o treinador.
“Porém, tivemos pontos muito positivos, como a resposta da equipe em jogos essenciais. Vitórias contra Corinthians, Atlético-MG e Ceará, por exemplo, mostraram amadurecimento, e nos momentos de maior pressão, a equipe respondeu bem˜, completou.
Orlando acredita que o aprendizado conquistado na primeira fase será decisivo para que os garotos consigam fazer uma grande disputa no mata-mata. “Apostamos nesse amadurecimento para irmos bem na próxima fase, que será de jogos contra equipes de alta qualidade e, imaginamos, jogos muito equilibrados”, completou.
O Tricolor terminou a primeira fase na sétima posição, com 31 pontos somados, e terá pela frente o Athletico-PR nas quartas de final. Como tem melhor campanha que o São Paulo, o rival tem vantagem de decidir o confronto em casa – a CBF ainda divulgará a tabela.