O primeiro campeão do Pacaembu

O primeiro campeão do Pacaembu

Calendário 5/10/2017 - 00:02

Antes do gigante Morumbi existir, o São Paulo esteve muito ligado ao Estádio Municipal de São Paulo e isso desde a inauguração do local, onde o Tricolor ganhou, no dia 27 de abril de 1940, o apelido de “Clube Mais Querido da Cidade”. Era só o começo de uma relação duradoura e que rendeu aos são-paulinos inúmeros feitos e conquistas.   

A primeira do São Paulo no Pacaembu foi na inauguração dos refletores do estádio, no dia 11 de maio de 1940, contra o América, do Rio de Janeiro. Os tricolores começaram perdendo por 2 a 0, mas chegaram a virar para 3 a 2. O resultado final, 5 a 6 para os cariocas. Apesar do resultado, valeu o “jogão”. 

Mas a história a ser tratada aqui é algo um pouco menos conhecido e mais importante: o fato de que o São Paulo Futebol Clube foi o primeiro campeão da história do Pacaembu ao vencer o Torneio Início do Campeonato Paulista de 1940. Tudo bem que não era um campeonato de jogos oficiais (e sim partidas disputadas em dois tempos de 10 minutos), ainda que fosse uma competição regular da Liga de Futebol do Estado de São Paulo e posteriormente da Federação Paulista de Futebol.

O primeiro certame oficial que o Tricolor conquistou no Pacaembu foi quando a moeda caiu de pé, em 1943, mas o Torneio Início tem um significado especial para os são-paulinos pois foi o retorno ao posto de campeão de uma competição de renome (amistosa sim, mas relevante, ainda mais no contexto da inauguração do maior estádio do Brasil, à época), feito que não ocorria desde o renascimento do time, em 1935. 

O torneio, tradicionalmente disputado em um único dia, foi realizado em 19 de maio de 1940. Naquela temporada, eram 11 times na divisão principal do futebol estadual, assim, cinco times entraram na competição eliminatória já na segunda fase (São Paulo, Corinthians, Palestra Itália, Santos e São Paulo Railway), enquanto os seis demais competiram previamente por três vagas. 

O Tricolor estreou enfrentando uma pedreira: o Palestra Itália, mas o rival alviverde não foi páreo para os são-paulinos naqueles poucos minutos de jogo: 2 a 0 para o São Paulo, com gols de Teixeirinha, no primeiro tempo, e Carmine Novelli, no segundo. Corinthians, Portuguesa Santista e São Paulo Railway (que eliminou o Santos por quatro escanteios a zero), também alcançaram às semifinais.

Nessa fase, o São Paulo encontrou o adversário que lhe impôs mais dificuldade em todo o curto torneio, justamente o São Paulo Railway. E por apenas um gol, marcado por Armandinho, o Tricolor venceu e passou à final, onde bateu de frente com outro arquirrival, o Corinthians.

O adversário havia vencido os três últimos campeonatos estaduais e era franco favorito. O São Paulo alinhou-se na contenda com um time misto (em verdade, o time passava por dificuldades para formar o elenco principal da temporada, naquela altura). Com esses rótulos, os oponentes partiram ao ataque, mas não conseguiram romper a barreira capitaneada pelo goleiro King, que destacou-se com grandes defesas. Em pouco tempo, foi a vez do Tricolor controlar o jogo e na primeira descida, Luizinho II cruzou para Armandinho, que mesmo bem marcado, disparou um forte chute e abriu o placar para o São Paulo: 1 a 0. 

Enquanto King e a defesa impediam o sucesso de quaisquer corintianos, os avantes são-paulinos continuavam a incomodar os adversários. No segundo tempo, Mendes foi lançado por Armandinho, livrou-se do zagueiro e bateu para o gol. O arqueiro rival defendeu, mas no rebote, Joffre só tocou para as redes e ampliou: 2 a 0. Não houve tempo para mais nada.

01.png

“Os sampaulinos abraçam-se no campo, emquanto nas archibancadas é indescriptível o enthusiasmo da torcida tricolor, pelo feito brilhante da turma de reservas, sagrando-se campeão do Torneio abertura das actividades officiaes do futebol paulista”. O Estado de S. Paulo, 21/05/1940.

02.png

 

O Torneio Início do Campeonato Paulista de 1940

1ª fase

  • Comercial 1 x 0 Ypiranga
  • Juventus 1 x 1 Espanha (3×2 escanteios)
  • Portuguesa 1 x 2 Portuguesa Santista

2ª fase

  • São Paulo Railway 0 x 0 Santos (4×0 escanteios)
  • São Paulo 2 x 0 Palestra Itália
  • Corinthians 2 x 1 Comercial
  • Juventus 0 x 1 Portuguesa Santista

Semifinais

  • São Paulo 1 x 0 São Paulo Railway
  • Corinthians x Portuguesa Santista

Final

  • São Paulo 2 x 0 Corinthians

03.png

 

As partidas do Tricolor

19.05.1940. Torneio Início do Campeonato Paulista 1940 – 4ª-de-Final
São Paulo (SP) Estádio Municipal de São Paulo – Pacaembu
SÃO PAULO Futebol Clube 2 X 0 Società Sportiva PALESTRA ITALIA
SPFC: King; Cioffi e Herculano Squarza; Turillo, Válter e Waldemar Zaclis; Mendes, Armandinho, Luizinho II, Teixeirinha e Carmine Novelli.
Técnico: Ramón Platero
Gols: Teixeirinha; Carmine Novelli
Árbitro: Antenor D’Ávila

19.05.1940. Torneio Início do Campeonato Paulista 1940 – Semifinal
São Paulo (SP) Estádio Municipal de São Paulo – Pacaembu
SÃO PAULO Futebol Clube 1 X 0 SPR – SÃO PAULO RAILWAY Athletic Club
SPFC: King; Cioffi e Herculano Squarza; Turillo, Válter e Waldemar Zaclis; Mendes, Armandinho, Luizinho II, Teixeirinha e Carmine Novelli.
Técnico: Ramón Platero
Gols: Armandinho
Árbitro: Álvaro Cardoso de Moura

19.05.1940. Torneio Início do Campeonato Paulista 1940 – Final
São Paulo (SP) Estádio Municipal de São Paulo – Pacaembu
SÃO PAULO Futebol Clube 2 X 0 Sport Club CORINTHIANS Paulista
SPFC: King; Cioffi e Herculano Squarza; Turillo, Válter e Waldemar Zaclis; Mendes, Jofre, Luizinho II, Teixeirinha e Carmine Novelli.
Técnico: Ramón Platero
Gols: Armandinho; Jofre
Árbitro: Arthur Cidrin

04.png

05.png

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário