O São Paulo enfrenta o Juventus, neste domingo, no Morumbi, dependendo apenas de suas forças para conseguir a classificação para as semifinais do Campeonato Paulista. Um resultado positivo garante o Tricolor na próxima fase da competição estadual.
O rival deste domingo é conhecido por aprontar com os grandes clubes de São Paulo, sempre roubando pontos em momentos importantes. Por isso o Tricolor entrará ainda mais focado para enfrentar o “Moleque Travesso”.
Mas apesar da fama histórica, os números comprovam que o São Paulo leva vantagem contra o time da Rua Javari. Ao longo dos anos, foram 134 confrontos entre os dois clubes, com 82 vitórias do São Paulo, 27 empates e 25 vitórias do Juventus.
Pelo Campeonato Paulista, são 117 jogos, com 73 vitórias, 22 empates e 22 derrotas. O Tricolor marcou 240 gols e sofreu 112.
No Morumbi, palco da partida deste final de semana, foram apenas 21 jogos, dos quais o São Paulo venceu 14, empatou dois e perdeu cinco. São 44 gols marcados e 20 sofridos.
História
O primeiro duelo aconteceu no dia 1º de março de 1936, em amistoso disputado na Rua Javari, em São Paulo. Foi o terceiro confronto da equipe após a fundação de 16 de dezembro de 1935.
Comandado pelo técnico Del Debbio, o time entrou em campo com King, Rui, Juvenal, Lopes, José, Segoa, Antoninho, Gabardo, Fogueira, Iamond e Barbosa.
A equipe saiu na frente aos 10 minutos com o gol de Gabardo. O Juventus empatou pouco tempo depois, aos 14min, com o gol de Nico. O Tricolor voltou a ficar na frente aos 19 com o tento marcado por Iamond.
Aos 3 minutos da segunda etapa, Otávio marcou para os donos da casa e deixou tudo igual outra vez. Mas aos 35 minutos, José fez o terceiro dos são-paulinos e deu números finais ao confronto.
O último confronto aconteceu no dia 3 de março de 2007, quando os dois clubes se enfrentaram no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.
O Tricolor, sob o comando de Muricy Ramalho, foi a campo com Rogério Ceni, André Dias, Miranda e Alex Silva; Ilsinho (Reasco), Josué, Souza (Fredson), Hugo (Lenílson) e Júnior, Leandro e Aloísio O São Paulo venceu por 2 a 0, gols do meio-campista Hugo e do zagueiro Alex Silva. No primeiro Hugo recebeu passe de Souza dentro da área e completou no canto direito. No segundo, Souza cobrou falta da direita e Alex Silva completou de cabeça.
Autor do primeiro gol, meio-campista Hugo disputa lance com defensores do Juventus
Alex Silva comemora o segundo gol do Tricolor