O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos de idade, em decorrência de múltipla falência dos órgãos nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, em São Paulo, capital.
Pelé foi tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1958, 1962 e 1970, sendo eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 1970 e o melhor jogador da história do esporte por inúmeras organizações e entidades. No Brasil, fez carreira defendendo o Santos entre 1956 e 1974.
Pelo time santista, Pelé foi um dos maiores oponentes do São Paulo em toda a história, com 31 gols marcados em 48 jogos, se tornando o ícone de um período em que o Tricolor batalhava para concluir o Estádio do Morumbi.
Morumbi, aliás, que viu Pelé em campo em 56 oportunidades. No gramado do Cícero Pompeu de Toledo o atacante marcou 33 gols.
Foi na casa são-paulina que o ídolo nacional se despediu da Seleção Brasileira em jogos no Estado de São Paulo (ele atuaria, outra vez, no Maracanã, posteriormente). 11 de julho de 1971: Brasil 1 x 1 Áustria, com gol dele, claro.
O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família, amigos e fãs do futebol, em geral, neste momento de dor.
Leônidas, Friedenreich e Pelé.