Valendo vaga nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Tricolor entrou em campo na noite desta quinta-feira, dia 17 de janeiro, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, contra o Cruzeiro. No tempo regular, 1 a 1, gol de Paulinho. Nos pênaltis, foram oito cobranças até o Tricolor conquistar a vaga na semifinal, com grande atuação de Thiago Couto.
Sem novos desfalques por lesão e nenhum atleta suspenso, o técnico Orlando Ribeiro escalou o São Paulo com a mesma formação da vitória contra o Rio Claro, pela segunda fase do torneio, com Thiago Couto, Caio, Tuta, Morato e Welington; Diego, Rodrigo Nestor e Paulinho; Antony, Gabriel Novaes e Fabinho.
O São Paulo mostrou que estava ligado desde o início. Paulinho, aniversariante do dia, completando 18 anos, aproveitou uma bobeada do Cruzeiro, logo aos 5 minutos e chutou, abrindo o placar. Aos 18 minutos, Antony cruzou e o zagueiro do Cruzeiro interceptou com a mão dentro da área, mas o pênalti não foi marcado pela arbitragem. Gabriel Novaes tentou duas vezes ampliar o placar, mas parou nas mãos do goleiro.
Quando o Cruzeiro achou oportunidades, Thiago Couto apareceu bem e fez ótimas defesas, mantendo a vantagem no primeiro tempo. Sem alterações no intervalo, o jogo continuou intenso, corrido e faltoso. O time celeste tentava parar a agilidade tricolor com faltas duras, pouco coibidas pelo árbitro desde o primeiro tempo.
Aos 6 minutos, o Cruzeiro chegou ao empate. A torcida são-paulina, que compareceu em bom número a Arena da Fonte Luminosa, passou a apoiar ainda mais o Tricolor, que tentava responder em campo. Rodrigo Nestor soltou uma bomba de fora da área, a bola resvalou na trave.
Aos 17 minutos, Orlando Ribeiro fez a primeira substituição, colocando Vitinho na vaga de Paulinho. O São Paulo avançava com mais perigo, mas não acertava o último passe. Gabriel Novaes teve grande chance na área, mas o goleiro fez um milagre, colocando para escanteio.
O clima do jogo foi esquentando. Após levar falta dura, Antony foi tirar satisfação com o oponente e ambos foram amarelados. Depois dos 40, quatro substituições: saíram Fabinho, Rodrigo Nestor, Antony e Welington, entraram Cássio, Ed Carlos, Sena e Fasson, respectivamente. Nos acréscimos, Gabriel Novaes recebeu uma joelhada nas costas, revidou e foi expulso.
Com o empate, a decisão foi para os pênaltis. Na primeira cobrança, Thiago Couto chegou a resvalar na bola, mas não impediu o gol. Ed Carlos converteu para o Tricolor. Na segunda, Morato deixou tudo igual. Na terceira, o camisa 9 do Cruzeiro isolou, Tuta fez, colocando o São Paulo na frente. A quarta batida foi convertida pelo cruzeirense, e também por Fasson. Na quinta cobrança, o adversário fez, deixando a responsabilidade para Vitinho, mas o goleiro defedeu. Nas alternadas, Thiago Couto fez linda defesa, mas Cássio chutou por cima do gol.
O Cruzeiro e Diego converteram. Na oitava, Thiago Couto defendeu com os pés e Sena converteu, colocando o São Paulo na próxima fase.
Mais cedo, Guarani e Figueirense se enfrentaram, em São Carlos, pela outra partida das quartas de final do mesmo chaveamento. O Bugre venceu por 2 a 1 e agora enfrenta o Tricolor. A partida da semifinal está marcada para terça-feira, dia 22, em Araraquara.
São Paulo: Thiago Couto, Caio, Tuta, Morato e Welington (Fasson); Diego, Rodrigo Nestor (Ed Carlos) e Paulinho (Vitinho); Antony (Sena), Gabriel Novaes e Fabinho (Cássio).
Técnico: Orlando Ribeiro