Ao entrar em campo na noite desta quarta-feira (21), às 21h45 (de Brasília), o Tricolor terá que fazer história para retomar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Em busca do inédito triunfo na Arena da Baixada, o São Paulo visitará o Atlético-PR em duelo válido pela nona rodada. Desde 1999, quando o Estádio Joaquim Américo Guimarães foi modernizado e apelidado de Arena da Baixada em sua nova fase, o time paulista não vence o rival.
Antes disso, o Tricolor havia derrotado o Atlético-PR em 1937, por 2 a 1, em amistoso. De lá para cá, o Tricolor acumula um jejum de 16 jogos sem triunfos: neste período, foram cinco empates e 11 derrotas. Se a tarefa reserva um grande tabu, a vontade de escrever um capítulo histórico no confronto embala o time de Rogério Ceni no confronto válido pela nona rodada da competição nacional.
“Partida tradicionalmente difícil, mas temos que buscar os pontos lá. Não conseguimos vencer no último final de semana, então isso nos traz pressão para ganhar um jogo que na história, o São Paulo não traz vitórias na Arena da Baixada. Temos que buscar o resultado fora de casa, e para isso vamos ter de mudar o rumo da história”, avaliou o comandante.
E uma das armas do Tricolor é o versátil Marcinho, que passou de aposta a realidade em pouco tempo. Titular nas oito rodadas do Brasileiro, o jogador ganhou a confiança do treinador atuando no ataque ou na ala. Diante do Atlético-MG (1 x 2) na última rodada, o camisa 39 fez seu primeiro gol pelo clube – já contabilizava duas assistências – e hoje terá mais uma oportunidade para ajudar o time a quebrar uma série de três jogos sem vitórias no torneio nacional.
“Não adianta colocar um peso a mais e deixar isso nos pressionar. Espero que possamos fazer um bom jogo e trazer a vitória que é o que interessa. Será um jogo difícil, como todos no Brasileiro, mas temos que ir lá e disputar a vitória de igual para igual”, afirmou o atleta são-paulino. Além de Marcinho, o São Paulo tem retornos importantes e a presença de mais uma grata revelação do CFA Laudo Natel, em Cotia.
Artilheiro, destaque e multicampeão nas categorias de base do clube, o atacante Brenner (17 anos) está relacionado pela primeira vez para o time principal. Treinando com o elenco desde o início da semana, o jogador marcou 38 gols em apenas 18 jogos este ano pelo time Sub-17. Liberados de lesões, Buffarini e Rodrigo Caio também seguiram com a delegação para Curitiba.
Já Morato (cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito), João Schmidt (entorse no joelho esquerdo) e Denis (tendinite no ombro esquerdo), além de Maicosuel que faz trabalho complementar para reequilíbrio muscular, não estão à disposição para o confronto na capital paranaense.
ATLÉTICO-PR x SÃO PAULO
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 21/06/2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães (RJ – Fifa)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (Fifa) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)