Diante de uma série de adversidades, mas com a certeza de que todos os contratempos podem valorizar ainda mais uma possível guinada, o Tricolor visita o Santos neste domingo (27),às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, com a tarefa de conquistar um resultado positivo e iniciar uma série positiva após derrotar o Botafogo-SP (1 x 0) na última quarta-feira (23). Retrospecto e desfalques ‘jogam contra’ o São Paulo’, que precisa deixar a Baixada Santista com um triunfo para recuperar a confiança na temporada e se manter firme no Campeonato Paulista e na Libertadores da América.
O incômodo jejum em clássicos é a motivação extra da equipe são-paulina para tentar mudar este cenário e marcar o começo de uma fase vitoriosa. Desde o triunfo sobre o Santos por 3 a 2, no Morumbi, no dia três de junho de 2015, o Tricolor não bate os arquirrivais. De lá para cá, foram sete derrotas e dois empates. Além disso, encarar o histórico recente na Vila Belmiro também surge como outro fator desafiador. O São Paulo não vence no estádio há dez jogos (três empates e sete derrotas). O último triunfo aconteceu no dia 25 de outubro de 2009, por 4 a 3, pelo Campeonato Brasileiro.
Com 17 pontos em 11 jogos, o Tricolor ocupa a vice-liderança do Grupo C no estadual, atrás apenas do Audax-SP (18), que já atuou nesta rodada. “Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, mas precisamos conquistar um resultado positivo. E é com essa mentalidade que encaramos a partida”, afirmou o volante João Schmidt, que ganhará a companhia do versátil Thiago Mendes no meio de campo. Após cumprir suspensão, o camisa 23 está novamente à disposição de Patón.
No San-São deste final de semana, o técnico Edgardo Bauza tem vários desfalques: Renan Ribeiro (apendicite), Breno (tendinite no joelho direito), Wesley (estiramento no músculo posterior da coxa direita), Wilder (contratura no músculo anterior da coxa direita) e Rogério (estiramento no músculo posterior da coxa esquerda) estão fora por questões médicas.
Já o meio-campista Michel Bastos, que não atuou nos últimos dois jogos por conta de uma contratura no músculo posterior da coxa direita, também não está à disposição. O camisa 7 evoluiu bem, fez três treinos com o restante do grupo, mas ainda não está 100% e por isso ficará de fora do clássico para aprimorar a forma física. Seu retorno deve ser na próxima quarta-feira (30), contra o Linense.
Os outros desfalques ficam por conta do zagueiro Lyanco (Seleção Sub-19 da Sérvia), do polivalente Rodrigo Caio (Seleção Olímpica) e do lateral-esquerdo Mena (Seleção Chilena), além do Maestro Paulo Henrique Ganso, que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo e com isso não poderá enfrentar sua ex-equipe.
SANTOS x SÃO PAULO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 27/03/2016 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Caju; Renato, Alison, Rafael Longuine e Serginho; Paulinho e Joel. Técnico: Dorival Júnior.
SÃO PAULO: Denis; Bruno, Lugano, Maicon e Carlinhos; João Schmidt, Hudson, Thiago Mendes, Daniel e Centurión; Calleri. Técnico: Edgardo Bauza.