Após quatro jogos de invencibilidade, Fernando Diniz conheceu sua primeira derrota no comando do São Paulo nesta quarta-feira (16), no Mineirão: 1 a 0 para o Cruzeiro, com gol de Thiago Neves na etapa final. A partida em Belo Horizonte foi válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar do revés, o Tricolor se manteve na quinta colocação da competição nacional, com 43 pontos. No próximo domingo (20), às 16h, o São Paulo voltará a atuar no Morumbi, diante do Avaí, pela 27ª rodada do campeonato – já há ingressos à venda para toda a torcida.
Para a partida desta quarta-feira, Fernando Diniz contou com os retornos de Daniel Alves e Antony, que estavam com as seleções principal e olímpica, respectivamente. Com isso, o treinador escalou a equipe com Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves e Hernanes; Antony, Pato e Tchê Tchê.
O primeiro tempo foi muito truncado, com marcação forte dos dois lados. Com a defesa adiantada, o Cruzeiro teve mais a posse da bola e causou dificuldades para o Tricolor construir jogadas. A melhor chance são-paulina saiu em uma jogada individual de Tchê Tchê, que bateu de pé esquerdo de fora da área, mas mandou pelo lado do gol. Embora tenha tido mais a bola, o time mineiro também não ofereceu perigo à meta de Tiago Volpi na etapa inicial.
Com a ideia de dar mais profundidade e ofensividade à equipe, o técnico Fernando Diniz mexeu no intervalo: colocou Vitor Bueno no lugar de Juanfran. Assim, Daniel Alves foi deslocado para a lateral direita, com Bueno aberto pela ponta esquerda e Tchê Tchê mais centralizado.
Os primeiros minutos da etapa complementar foram de equilíbrio entre os times, mas Thiago Neves tratou de dar uma ducha de água fria nos tricolores. Aos 13 minutos, ele completou cruzamento da direita e abriu o placar: 1 a 0 para os donos da casa.
A fim de reverter o resultado, Diniz fez mais mudanças no time, promovendo as entradas de Igor Gomes e Liziero nos lugares de Hernanes e Luan, respectivamente. As trocas surtiram efeito positivo, e o Tricolor passou a ter o controle da partida, com mais posse de bola que o adversário.
Apesar da melhora significativa no jogo, o time são-paulino não conseguiu criar chances concretas de gol e acabou sofrendo a derrota no Mineirão. Foi o primeiro revés de Fernando Diniz no comando do Tricolor, após quatro confrontos com duas vitórias e dois empates.