Durante a semana, Ney Franco pediu mais pegada e vibração ao time. O gol marcado por Ademilson, com segundos de jogo, resumiu todo o discurso do treinador. Um grito e uma empolgação do garoto que acabara de marcar o primeiro gol pelo time profissional do São Paulo. Feito que ajudou o Tricolor a construir o triunfo sobre o Figueirense por 2 a 0, neste domingo, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Willian José fez o outro.
Antes mesmo do primeiro minuto, Ademilson recebeu dentro da área e fez o seu primeiro gol na equipe profissional. A partir daí, o discurso de Ney Franco, aniversariante do dia, seguiu surtindo efeito. Com muita disposição, marcando o adversário na pressão, o Tricolor não deu espaços para o time catarinense e mereceu a vitória, a primeira do treinador no clube.
O esquema com três zagueiros voltou a funcionar e deu ao São Paulo mais segurança. Defesa que foi protegida pela ótima atuação de Denilson, capitão do time neste domingo. Com a vitória, o Tricolor pulou para 19 pontos e segue na cola dos líderes do Brasileiro. No fim, Willian José decretou o triunfo com belo gol, o 13° dele em 2012.
GOL DO ESTREANTE
Sem Luis Fabiano e Osvaldo, o técnico Ney Franco confirmou Willian José e Ademilson no ataque são-paulino contra o Figueirense. E o Tricolor precisou de segundos para mostrar que o treinador acertou. Com menos de um minuto, Ademilson recebeu livre na área e abriu o placar no Orlando Scarpelli.
O gol deu tranquilidade para o São Paulo trabalhar na primeira etapa. O goleiro Denis foi pouco exigido durante os 45 minutos. Muito por conta do esquema montada por Ney Franco, com três zagueiros – João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo, além do volante Denilson dando proteção ao trio defensivo.
No ataque, o Tricolor voltou a assustar, mas dessa vez com Willian José. O camisa 19 chutou com perigo de dentro da área e quase ampliou o marcador. Mesmo fora de casa, a equipe paulista teve o controle da partida e foi para o intervalo com a vitória parcial em Florianópolis.
VITÓRIA GARANTIDA
No início do segundo tempo, Ademilson tever de ser substituído após levar uma pancada de Fred. Rafinha entrou no lugar. Aos 13 minutos, após cobrança de falta na área são-paulina, o zagueiro João Filipe evitou o empate do Figueirense ao tirar a bola em cima da linha. Minutos depois, foi a vez de Maicon deixar a partida, também com dores, para a entrada de João Schmidt.
Aos 21, João Filipe deu lugar a Edson Silva. E Fred, que tirou Ademilson do jogo, fez nova falta e recebeu o segundo cartão amarelo. Tricolor com um a mais em campo. Em busca do empate, o Figueirense foi ao ataque mesmo com o jogador expulso. Bem na marcação, o São Paulo evitou que o adversário crescesse.
Aos 41, Willian José cabeceou com perigo após cruzamento de Rafinha e, por pouco, não ampliou. Mas, nos acréscimos, o camisa 19 não perdoou e fez o seu. Depois de dois tropeços no Brasileiro, o Tricolor voltou a vencer mesmo cheio de desfalques. Foi também a primeira vitória do técnico Ney Franco no comando da equipe. Que seja a primeira de muitas.
REAPRESENTAÇÃO
O elenco são-paulino se reapresentará na tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda. Ney Franco já começará a pensar no duelo contra o Atlético-GO, na próxima quarta-feira, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.