Com uma virada espetacular, o time Sub-17 do São Paulo conseguiu se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil da categoria em jogo que aconteceu na manhã deste domingo, no estádio Presidente Marcelo Portugal Gouvêa, no CFA Laudo Natel. Após sofrer 1 a 0 no jogo de ida e sair atrás no marcador também em Cotia, com gol do rival feito aos seis minutos do primeiro tempo, o Tricolor reagiu e consegui a vitória por 4 a 1: gols de Joanderson, Ewandro, Pedro Bortoluzo e João Paulo.
A equipe volta a campo já na próxima quarta-feira, quando encara o Sport na casa do rival. O jogo de volta está marcado para domingo, em Cotia.
O jogo
O técnico Menta pode contar com o retorno de atletas que estavam com a Seleção Brasileira Sub-17 da categoria: o zagueiro Lucas Kal, o lateral Auro, os meias Matheuz Queiroz e Gabriel Boschilia e os atacantes Ewandro e Joanderson começaram o jogo como titulares.
Focado na busca pelo resultado, o Tricolor partiu para o ataque logo nos primeiros muitos de jogo, mas aos seis minutos tomou um golpe. Após indefinição entre a zaga e o goleiro Eder, o Criciúma marcou em toque de cabeça de Andrew.
O restante do primeiro tempo foi de volume de jogo do São Paulo contra os catarinenses tentando se achar no jogo. Foram diversas chances de gol, mas parecia que a sorte não estava do lado são-paulino, o que mudou na segunda etapa.
Com dois minutos do segundo tempo a superioridade do Tricolor foi recompensada. Joanderson recebeu de Gabriel Machado na esquerda da área, girou e chutou bonito, estufando a rede. Gol que embalou os tricolores ainda mais em busca da classificação – faltavam dois!
E aos 13, veio o segundo. Gabriel Boschilia passou pelo marcador e bateu, da entrada da área, e o goleiro espalmou. Ewandro, muito bem colocado, completou para o gol.
O jogo caiu um pouco em chances após o segundo gol, e o técnico Menta fez a primeira mudança no São Paulo. Aos 28 minutos, João Paulo entrou em campo na vaga de Ewandro. A alteração teve efeito imediato, já que João Paulo logo em seguida fez o cruzamento da direita e Pedro Bortoluzo completou de cabeça, o terceiro dos donos da casa.
Menta colocou também o meia Léo Prado na vaga de Pedro Bortoluzo, e ainda houve tempo para o quarto gol. João Paulo viu o goleiro adiantado e chutou colocado, fechando o marcador.
São Paulo: Eder; Auro, Lucas Kal, Wellington Lucas e Gabriel Machado; Felipe Araruna, Matheus Queiroz e Gabriel Boschilia; Ewandro (João Paulo, 28min/2ºT), Pedro Bortoluzo (Léo Prado, 32min/2ºT) e Joanderson
Técnico: Menta
Banco: Lucas Maticoli, Polidoro, Thaylan, Gabriel Pereira, Léo Prado, Robinson, João Paulo, Robertinho e Igor Bianchi