Noite de estreia. Noite de CONMEBOL Libertadores. São Paulo e Barcelona se enfrentam às 21 horas (horário de Brasília), no estádio Monumental de Guayaquil, pela terceira rodada da fase de grupos da competição.
Quis o destino que o primeiro jogo de Luis Zubeldía no comando do São Paulo fosse justamente no Equador, país onde o treinador argentino obteve o maior destaque em sua carreira até aqui.
O técnico é o atual campeão Equatoriano e também da CONMEBOL Sul-Americana com a LDU, de Quito. Zubeldía também comandou o Barcelona, rival desta noite, na temporada 2011/12.
Assim como o departamento de registro do São Paulo correu contra o tempo com a documentação para que ele pudesse estar a beira do gramado nesta noite, Zubeldía também precisou ser rápido e teve que se adaptar ao clube e aos seus novos comandados em pouco dias.
Foram apenas três sessões de trabalho da nova comissão técnica para o jogo de estreia, sendo que o treinador teve apenas um período com todos os jogadores relacionados.
Neste curto espaço de tempo, Zubeldía também procurou conversar individualmente com jogadores e membros da comissão técnica para implementar o quanto antes a sua metodologia e seus processos de trabalho.
Ciente de toda a correria que seria seu início no Tricolor, o treinador demonstrou confiança em seu desafio no clube.
“Não duvidei em assumir, pela grandeza do clube e do elenco. Nos treinamentos vou poder ter um diagnóstico mais certeiro para preparar minha ideia de jogo. Estou contente e o mais importante é que conto com bons jogadores”, elogiou o treinador durante sua apresentação.
Se é noite de estreia do novo comandante são-paulino, o duelo com o Barcelona também marca o retorno do Tricolor a cidade de Guayaquil após dez anos. O último confronto foi contra o Emelec, pela CONMEBOL Sul-Americana de 2014.
São Paulo e Barcelona duelam pela sexta vez e o retrospecto é favorável para o clube brasileiro. Em cinco confrontos houve duas vitórias do Tricolor, dois empates e somente um revés.
O Tricolor ocupa a segunda colocação no Grupo B da CONMEBOL Libertadores, com três pontos em duas rodadas, atrás do Talleres (ARG), com quatro.
BARCELONA (EQU) x SÃO PAULO
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (EQU)
Data: 25/04/2024 (quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Juan Benitez (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Julio Aranda (PAR)
Quarto árbitro: Giancarlo Juliadoza (PAR)
VAR: Derlis Lopez (PAR)
AVAR: Eduardo Britos (PAR)