A história de Muricy Ramalho como técnico do São Paulo começou quando o ex-jogador do Tricolor foi convidado para trabalhar nas divisões de base do clube.
Em 1992, Muricy aceitou o convite do então Diretor de Futebol Amador, Sérgio Bragança e do Sr. Valdir, sócio do clube, para treinar a categoria mirim do Tricolor.
Muricy, que foi criado dentro do clube, onde se tornou jogador de grande sucesso na década de 70, começou no profissional como assistente do lendário Telê Santana no final de 1993.
Como o Tricolor disputava muitas competições, o treinador acabou tendo a oportunidade de treinar o time em algumas oportunidades no ano seguinte.
A primeira vez que Muricy comandou a equipe foi no dia 23 de janeiro de 1994 – vitória por 4 a 1 sobre o Santo André, pelo Campeonato Paulista. Leonardo (2), Valdeir e Palhinha marcaram os gols do time.
Como no final de 1993 o São Paulo havia conquistado o bicampeonato mundial em Tóquio, o mestre Telê Santana ganhou merecido período de descanso.
Com isso, Muricy Ramalho dirigiu o time nos primeiros oito jogos daquele ano, conquistando seis vitórias, um empate e sofrendo uma derrota.
As qualidades do treinador foram demonstradas logo no primeiro ano, quando o São Paulo conquistou o título da Copa Conmebol sob seu comando. Muricy imortalizou o time que ficou conhecido como Expressinho.
No dia 27 de janeiro de 1996, Telê Santana se despediu do comando da equipe no empate por 1 a 1 com o Rio Branco. Muricy assumiu e ficou até o meio do ano, conquistando o título da Copa dos Campeões Mundiais.
Veio então Carlos Alberto Parreira e Muricy