O São Paulo Futebol Clube recebeu nesta quinta-feira (31) representantes de 31 clubes da América do Sul para a reunião da Liga Sudamericana de Clubes de Fútbol, formada como uma união dos clubes que visa à atuação em aspectos relacionados à organização das competições esportivas do continente. Foi a primeira vez que o encontro aconteceu no Brasil.
No encontro, foram debatidos diversos temas relevantes à formação da entidade. Ao final do encontro, os clubes, por unanimidade, firmaram a Carta de São Paulo, um documento histórico que formaliza os princípios e valores que vão nortear a criação dessa nova Liga.
“Foi muito bom receber a reunião no nosso estádio, é uma oportunidade nossa de congraçamento e discussão de termos importante. A organização foi impecável, e digo não como presidente do São Paulo, mas como são-paulino, e estamos muito felizes por ter aberto as portas do Morumbi para a Liga”, afirmou o presidente são-paulino, Carlos Augusto de Barros e Silva.
Leco falou sobre a importância da criação da Liga Sudamericana e em como o São Paulo, o futebol brasileiro e o futebol sul-americano podem se beneficiar com ela.
“A liga é importantíssima, para a discussão e entendimento que se pretende alcançar para corrigir uma série de distorções existentes no futebol sul-americano. Temos que cuidar com determinação das questões maiores que hoje infelizmente não estão sendo observadas pelas entidades: moralidade, gestão moderna, aplicação dos recursos de uma forma mais condizente, e de lembrarem que os detentores maiores dos poderes são os clubes”, disse.
“A força do São Paulo não é simplesmente em função dos três campeonatos de Libertadores, mas por toda sua grandeza, história tudo o que representa no cenário do futebol. Temos que ter uma voz em primeiro nível, que não é só nossa, mas do futebol brasileiro, e que precisa ser entendida como o que significa o São Paulo em termos de torcida e de geração de negócios, não só de patrimônio”, completou.
A reunião de hoje também definiu a data do próximo encontro. A Liga vai se reunir novamente em maio, em Assunção. Participaram representantes dos clubes:
Argentina
CA Boca Juniors
CA River Plate
Racing Club
Bolívia
Club Bolivar
Club The Strongest
Brasil
Botafogo de Futebol e Regatas
Clube Atlético Mineiro
CR Flamengo
CR Vasco da Gama
Cruzeiro EC
Fluminense Football Club
Grêmio FBPA
Santos FC
São Paulo FC
SE Palmeiras
SC Corinthians
SC Internacional
Chile
Colo Colo
Club Universidad Católica de Chile
Universad de Chile
Colômbia
Atlético Nacional de Colombia
Deportivo Cali
Millonarios FC
Equador
Club Sport Emelec
LDU
Paraguai
Club Guarani
Olimpia de Paraguay
Peru
Club Sporting Cristal
Uruguai
Club Atlético River Plate de Uruguay
Club Nacional de Football
Peñarol
Venezuela
Caracas FC