Como parte dos preparativos para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que começará em junho, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu início a uma série de visitas aos centros de treinamentos escolhidos pelas seleções para a disputa da competição. E o CT da Barra Funda, casa da equipe profissional do Tricolor, foi o escolhido para abrir a agenda do comitê organizador local (COL). Na manhã desta segunda-feira (3), acompanhado pelo presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, o Ministro visitou as instalações do CT.
Durante o encontro, que durou aproximadamente duas horas, o vice-presidente de Futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, apresentou as dependências do CT, que fica localizado na região central da capital paulista, em um terreno de 44.472m². O local conta com um prédio de 20 apartamentos duplos, todos suítes, com salão de jogos e conexão wireless.
Além disso, o complexo da Barra Funda possui núcleo de reabilitação esportiva, fisioterápica e fisiológica, três campos oficiais – um deles com as mesmas dimensões do gramado do Morumbi -, dois minicampos, piscina, campo de areia e quadra poliesportiva.
“Gostaria de agradecer o São Paulo Futebol Clube e toda a sua diretoria, porque inicio as visitas a todos os centros de treinamentos selecionados pelo comitê organizador local da FIFA por aqui. Este CT constitui um elemento importante na preparação e organização da Copa do Mundo de 2014, porque as seleções passarão por aqui. Os Estados Unidos já ficaram um período aqui, e os CTs constituem um elemento importante do Mundial, já que as seleções passarão os seus dias neles. A Copa, portanto, exige lugares aptos a abrigar cada uma das delegações qualificadas”, afirmou o Ministro, que completou.
“Já conhecia o CT da Barra Funda, mas é interessante notar as modernizações do local. O CT reúne todas as condições para acolher as seleções durante a competição. Os Estados Unidos fizeram uma grande escolha, porque aqui é uma das melhores opções para preparação dos times. Quero registrar o meu agradecimento ao São Paulo Futebol Clube. Cumprimento o presidente Juvenal Juvêncio por ter construído um equipamento capaz de ajudar o Brasil a organizar a Copa de 2014 de acordo com as expectativas do mundo”, acrescentou.
O presidente do Conselho Deliberativo, José Carlos Ferreira Alves, o vice-presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o diretor de Futebol, Rubens Moreno, o diretor Financeiro, Osvaldo Vieira de Abreu, o vice-presidente Social e de Esportes Amadores, Roberto Rhormens Alves Natel, e o assessor da presidência, Francisco Manssur, também recepcionaram o ministro e acompanharam a visita.
“Estamos muito honrados por ele ter iniciado o seu ciclo de visitas pelo São Paulo Futebol Clube. Mostramos as nossas dependências e pudemos transmitir ao ministro todas as impressões favoráveis que a delegação dos Estados Unidos nos passou. Esperamos atender todas as expectativas das autoridades brasileiras para a Copa do Mundo, porque queremos receber as delegações com bastante competência. Não só aqui na Barra Funda, mas também no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia”, afirmou o vice-presidente de Futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes.