O São Paulo concluiu nesta terça-feira (5) uma restruturação na comissão técnica do futebol profissional. O coordenador Milton Cruz passará por um período de transição para posteriormente assumir o comando do novo núcleo de análise de desempenho do clube, criado recentemente para prospectar reforços, colher informações e medir a performance individual e coletiva do time e também dos adversários.
“Mudanças são sempre positivas para construir um ambiente desafiador e dinâmico, justamente a mentalidade que desejamos implementar no São Paulo como um todo. Profundo conhecedor do clube que é, temos certeza de que o Milton é o nome ideal para conduzir esse novo departamento, que será de enorme importância para desenvolver o nosso projeto para o futebol”, analisou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.
Desde 1996 fazendo parte da comissão técnica, Milton Cruz foi responsável por indicar diversos jogadores que fizeram sucesso no clube e teve participação importante nas conquistas da Libertadores e do Mundial, em 2005, e do tricampeonato nacional: 2006, 2007 e 2008. Além disso, em duas ocasiões, 2003 e 2015, ajudou o time a conseguir a classificação para a Copa Libertadores da América.
Reconhecido por seu grande poder de observação e análise de jogadores, Milton Cruz deixará aos poucos o trabalho em campo e dentre suas novas atribuições será responsável por colher informações de possíveis reforços, além de acompanhar partidas dentro e fora do país.
A diretoria definiu também a chegada de um novo profissional: Rene Weber. O novo coordenador técnico do São Paulo trabalhará diretamente com Edgardo Bauza e com os demais membros da comissão e será responsável pela integração do profissional com as categorias de base.
Rene Weber trabalhou no clube em 2013 como auxiliar de Paulo Autuori. No currículo, o profissional traz larga experiência no futebol: comandou a Seleção Brasileira Sub-20 entre 2004 e 2005, foi técnico de diversos clubes brasileiros, como Figueirense e Criciúma, além de ter trabalhado no exterior. Foi ainda assistente em times como Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Benfica, de Portugal.
Outra mudança ocorre na preparação de goleiros. Haroldo Lamounier, profissional que trabalha há 17 anos no clube, passará a integrar a comissão técnica das categorias de base, enquanto Carlos Gallo subirá para os profissionais.
Haroldo Lamounier iniciou sua trajetória no profissional em 2003, vindo das categorias de base, quando o chileno Roberto Rojas, então preparador de goleiros, recebeu convite para dirigir o time ao lado de Milton Cruz durante o Brasileiro.
Já Carlos Gallo está no clube desde 2012. Ele foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, estava no elenco nas Copas de 1982 e 1978, além dos Jogos Olímpicos de 1976. Atuou em clubes como Corinthians, Guarani, Palmeiras e Ponte Preta.