A equipe Sub-17 do São Paulo teve destaque na temporada passada com dois títulos em três torneios disputados e diversos atletas se destacando. Iniciar uma nova temporada em um elenco vitorioso e talentoso, mas muito jovem, faz com que o desafio do técnico Menta seja ainda maior. Acostumado a revelar talentos, o treinador também precisa apostar em um lado mais psicológico para manter os meninos focados e conscientes do objetivo maior.
“Meninos de 16 ou 17 anos vislumbram coisas fora da realidade e temos todo um trabalho para apoiar o atleta e ele entender o ambiente em que está. Não é apenas ganhar o campeonato, é subir para o profissional. Hoje tem muitos meninos de Cotia no profissional e isso faz com que eles vejam que é possível chegar ao profissional. Para isso, é buscar a evolução sempre com humildade”, disse Menta.
Na temporada passada, o Sub-17 participou de três torneios oficiais. Foi campeão da Copa do Brasil e da Supercopa e semifinalista do Campeonato Brasileiro. No total, o time juvenil fez 28 jogos, sendo 20 vitórias, dois empates e apenas seis derrotas. Marcou 65 gols e sofreu 33.
Durante a temporada passada e no início dessa, alguns jogadores foram destaques. Experiente, Menta não se deixa levar pelas redes sociais ou qualquer outra forma de manifestação dos torcedores. Para o treinador, o mais importante é tratar todos os atletas em igualdade de condições.
”A gente procura ter um olhar atento com todos, porque a gente não sabe quem vai chegar ao profissional. Claro que alguns necessitam um pouco mais de atenção, mas tenho visto esses meninos com um amadurecimento muito bom. Importante destacar que não adianta só a gente cuidar. Eles precisam ter o apoio da família e das pessoas em volta. Fico feliz em ver que eles entendem que são atletas”, explicou o treinador tricolor.
Menta passou por todas as categorias do São Paulo, inclusive, chegou a ser auxiliar no time profissional. Com a vivência de quem já dirigiu grandes nomes que saíram de Cotia, o treinador revela sua maior satisfação. “É um processo gostoso. A gente lida com sonhos que podemos ajudar a serem realizados. Quem sabe a gente pode ver um desses meninos jogando uma Copa do Mundo? É gratificante saber que fizemos parte da orientação deles”, explicou.
O São Paulo volta a campo nesta terça-feira para enfrentar o Ceará, às 15h, em Fortaleza, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O Tricolor é o terceiro colocado do Grupo A com 14 pontos.