Assim como Rodrigo Caio e Paulo Henrique Ganso, o lateral-esquerdo Mena também vive a expectativa de disputar a Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (29), o técnico Juan Antonio Pizzi divulgou os 40 nomes para a pré-lista da Seleção Chilena e relacionou o ala são-paulino, que também vive grande fase e conquistou a confiança da torcida tricolor. Na próxima semana, o treinador selecionará os 23 nomes que seguirão para a competição entre os dias 3 e 26 de junho.
Contratado no início da temporada, o camisa 21 rapidamente se firmou no esquema tático de Edgardo Bauza e tomou conta do setor. Experiente, Mena deu conta do recado e tem sido um dos destaques do time na disputa da Libertadores. Os números comprovam a eficiência do chileno, que chegou ao clube emprestado pelo Cruzeiro. Na competição sul-americana, o ala é o segundo maior ladrão de bolas, com 27 desarmes em nove partidas (média de três por jogo), superado apenas pelo volante Hudson (39).
E se o lateral reforçou a marcação, o ataque também conta com um jogador firme no apoio. Com 392 passes certos, o chileno é o segundo melhor passador do campeonato, atrás apenas de Rafael Carioca (404 passes). Nenhum outro atleta do torneio continental, até aqui, ficou mais tempo com a bola nos pés como o são-paulino: 14 minutos e 43 segundos somados todas as nove partidas.
Vale lembrar que, no currículo, Mena ainda trouxe uma grata curiosidade. O lateral-esquerdo defendeu a Seleção Chilena Sub-23 no Torneio de Toulon, em 2009, que terminou com a primeira conquista do país na tradicional competição disputada na França. Mais tarde, em 2014, foi titular em toda a campanha do Chile na Copa do Mundo, no Brasil, quando os chilenos avançaram até as oitavas de final e foram eliminados pelos anfitriões.