Maurren Maggi alcançou a meta que tinha para 2011: vencer a prova de salto em distância nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México). Com salto de 6m94, a são-paulina, atual campeã olímpica, superou as concorrentes e garantiu o terceiro título nas três edições em que participou – também havia vencido nas disputas de Winnipeg (1999) e no Rio de Janeiro (2007).
“Que máximo!”, disse em entrevista à TV Record, aos prantos. “Prometi que ia levar e consegui mais uma”, completou, antes de dar uma emocionada volta olímpica com as bandeiras brasileira e mexicana.
Além da medalha, Maurren alcançou o melhor salto dela no ano (nesta temporada, o melhor resultado era 6m89 no Grande Prêmio de São Paulo). Na primeira tentativa, a são-paulina fez 6m58. Em seguida, alcançou 6m80. No terceiro salto conseguiu o resultado que deu a ela a medalha de ouro e optou por não saltar na tentativa seguinte. Na última chance, marcou 6m60.
A medalha de prata ficou com a norte-americana Shameka Yuanice Marshall (6m73) e o bronze terminou com a representante da Colômbia Catherine Ibarguen (6m63).
O Pan-Americano é um torneio especial para Maurren. Foi na disputa de Winnipeg, em 1999, que a atleta conseguiu reconhecimento ao vencer o torneio. Já mais madura e conhecida em todo o mundo, voltou a vencer a prova no torneio em 2007, quando a disputa aconteceu no Rio de Janeiro.