Com o retorno do zagueiro Maicon, que está novamente à disposição após cumprir suspensão automática diante da Ponte Preta (2 x 0), o técnico Ricardo Gomes iniciou nesta quarta-feira (26) a montagem da equipe para o duelo com o América-MG que será disputado na próxima segunda (31), em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. O treinador comandou um dinâmico trabalho tático que esboçou a escalação e testou algumas variações.
Em campo reduzido, o comandante convocou apenas nove jogadores e montou os titulares com Denis; Wesley; Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt e Thiago Mendes; David Neres e Kelvin. Na primeira parte, Ricardo ajustou a defesa e exigiu que a equipe suplente explorasse as jogadas de ataque para corrigir o posicionamento dos zagueiros. A meta dos titulares era avançar com a bola dominada em contragolpes para escapar do campo de defesa.
Depois, o time titular tinha a missão de marcar a saída de bola do adversário e assim dificultar a criação das jogadas. Na sequência, trocou Wesley por Buffarini – que também retorna após cumprir suspensão – e completou a equipe com Cueva e Pedro Bortoluzo. Dessa forma, os papeis foram invertidos nas atividades: os titulares tinham que atacar e acuar os suplentes, que não deram vida fácil e apertaram a marcação.
Por fim, o técnico promoveu novas mudanças para testar variações de olho nos mineiros: Chavez herdou o lugar de Pedro Bortoluzo, e Wesley retornou ao time na vaga de Buffarini. Com 11 atletas de cada lado, o coletivo rolou solto e aprimorou o entrosamento da equipe, que luta para confirmar a sua reação na competição nacional. Na reta final das atividades desta manhã, alguns jogadores complementaram o treino com um trabalho técnico, enquanto outros optaram por exercícios de alongamento.