Calendário 17/10/2010 - 01:00


Com mais uma ilustração do designer Glauco Diógenes, a série de ingressos M50 – linha histórica em comemoração aos 50 anos do Estádio do Morumbi – homenageia, neste domingo (17), o sócio grão-benemérito do São Paulo FC Manoel Raymundo Paes de Almeida, por sua importante atuação frente à construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo.


MANOEL RAYMUNDO


Manoel Raymundo Paes de Almeida, nascido em Uberaba, MG, em 11 de novembro de 1921, já fez de tudo pelo São Paulo: Foi torcedor, sócio, conselheiro, secretário, diretor, treinador e até mesmo presidente – por um curto espaço de tempo. Sua sãopaulinidade remonta ao tempo em que era estudante do Ginásio Nossa Senhora do Carmo, quando então resolveu reunir um grupo de torcedores e fundar a primeira torcida organizada do Brasil, a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), em 1939.


Em 1941 foi eleito membro do Conselho Deliberativo. Tornou-se Diretor Social quando da ida de Porfírio da Paz ao nordeste em destacamento de guerra. Dali, um pulo para o Departamento de Futebol do SPFC, onde por duas vezes, inclusive, chegou a treinar os profissionais do clube (1958 e 1961).


Participou ativamente da Comissão Pró-Estádio como secretário, membro efetivo e coordenador geral. Quando o patrono Laudo Natel afastou-se da presidência do Tricolor para assumir temporariamente o Governo do Estado de São Paulo, em 1966 (um período de oito meses), Manoel Raymundo foi levado ao posto de Presidente do São Paulo Futebol Clube.
 


HERANÇA


Pouco após a inauguração do Estádio do Morumbi, Manoel Raymundo foi condecorado sócio-benemérito do São Paulo FC. Em 1973, empossado Conselheiro Vitalício e um ano após membro nato, efetivo e Presidente do Conselho Consultivo. Sua administração como ‘braço-direito’ do Srs. Laudo Natel e Cícero Pompeu de Toledo pode proporcionar ao São Paulo FC os benefícios estruturais e patrimoniais de que hoje usufrui.


Como homenagem máxima a Manoel, que hoje possui 89 anos bem vividos, o São Paulo FC batizou seu complexo esportivo e social da região do Morumbi com o título de Complexo Recreativo Manoel Raymundo Paes de Almeida.
 


SÉRIE HISTÓRICA M50


Desenhada por Glauco Diógenes, a série histórica de ingressos segue o conceito da marca M50, criada especialmente para os 50 anos do Morumbi.


A cada jogo do São Paulo FC no Morumbi no Brasileiro 2010, um dos protagonistas dos 50 anos do principal estádio paulista é homenageado. Até agora, já estamparam os ingressos tricolores Cícero Pompeu de Toledo, Telê Santana, Gino Orlando, Villanova Artigas, João Paulo II, Rogério Ceni, Pelé, Laudo Natel e Careca.


  

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário