Desde o último dia 11, após a goleada sobre o Santa Cruz por 5 a 0 na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2016, o elenco são-paulino está liberado para aproveitar o período de férias. Três atletas, porém, seguiram normalmente no Centro de Treinamento da Barra Funda até esta sexta-feira (23) e só agora poderão descansar com a família nesta reta final de ano: Breno, Lucas Fernandes e Ytalo.
O trio, que se recupera de cirurgias no joelho, cumpriu todas as etapas estipuladas pelo Departamento Médico e passou nas avaliações. “Os três casos são pós-operatórios, mas bem diferentes entre eles. Cada um tem seu estágio, mas todos terminaram bem acima do que a gente esperava neste final de ano. E isso passa pela dedicação deles neste período”, explicou o fisioterapeuta Ricardo Sasaki, que completou.
“Fizemos uma série de testes e avaliações, como o isocinético, e eles alcançaram o objetivo que a gente buscava. Então, eles terão esta pausa e retornarão em janeiro com o elenco. Se os resultados não fossem satisfatórios, o jogador retornaria na próxima semana e daríamos sequência ao processo de recuperação. Mas, felizmente, todos estão bem e por isso estão liberados”, explicou.
Nas últimas semanas, entre uma sessão de fisioterapia e outra, os jogadores realizaram atividades aeróbias e de fortalecimento muscular. Além disso, Breno, Lucas Fernandes e Ytalo também trabalharam no campo, com bola, e aprimoraram a forma física. O zagueiro foi submetido a cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito, enquanto o atacante Ytalo fez a reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Já Lucas Fernandes foi submetido a cirurgias no ombro esquerdo (correção de uma instabilidade glenoumeral) e joelho esquerdo (correção de ruptura no ligamento cruzado anterior).
Nos primeiros dias, o grupo contou com a companhia do volante Wesley, que se recuperou de um entorse no joelho direito. “O Wesley sofreu uma lesão grave no joelho, mas não foi cirúrgica. Então ele alcançou 100% da recuperação que a gente desejava, estava focado neste processo e foi liberado pelo Departamento Médico após realizar todos os testes e avaliações. A partir da pré-temporada, ele está liberado novamente para treinar com o grupo”, finalizou Sasaki.