O zagueiro Julio Santos, revelado pelo São Paulo e hoje atuando no Tours FC, equipe da segunda divisão do futebol francês, iniciou no final da última semana tratamento fisioterápico no REFFIS do Centro de Treinamento da Barra Funda.
O jogador, de 27 anos, foi submetido no dia 28 de maio, na França, a uma cirurgia no joelho direito para reparar uma lesão no menisco e uma fissura na cartilagem.
De volta ao clube onde passou 14 anos de sua vida, Julio Santos reencontrou velhos conhecidos, como o goleiro Rogério Ceni – único atleta do atual elenco com quem atuou no São Paulo – e membros da comissão técnica.
“É sempre importante ver os amigos e todos que seguem no clube”, garante o defensor, que pode rever também outro antigo companheiro: o atacante Borges, com quem tem amizade desde os tempos em que ambos atuaram no Paysandu, em 2004.
“O Borges é um amigo que fiz no futebol, uma excelente pessoa e por isso torço muito para o sucesso dele. Estou feliz por ele estar conquistando tantas coisas aqui”, diz Julio Santos.
Adaptado ao futebol francês, onde atua desde o meio de 2008, Julio Santos lamenta não ter conseguido o acesso a primeira divisão com o Tours FC.
“Cheguei à França em junho de 2008 após disputar o Campeonato Paulista pela Portuguesa. Na minha primeira temporada o time ficou em quinto lugar, brigando até a última rodada para subir à primeira divisão, mas infelizmente acabamos não conseguindo”, diz o defensor, que faz uma análise do futebol local e traça seus objetivos para o futuro.
“É uma competição bastante difícil, onde se usa muito a força física. Já estou bem adaptado ao país e ao futebol e espero ajudar meu time a conseguir o acesso na próxima temporada”, explica o zagueiro, que tem contrato com o Tours FC até o meio de 2010.
Mesmo na Europa o jogador faz questão de acompanhar o São Paulo e o futebol brasileiro. “Sempre que posso assisto os jogos do São Paulo e de outras equipes. É importante acompanhar como anda o futebol nacional”, completa o zagueiro.