Primeiro jogador britânico na história do Tricolor, o lateral-esquerdo Jamal Lewis foi apresentado nesta segunda-feira (16) e concedeu entrevista coletiva no CT da Barra Funda.
O atleta de 26, que chegou por empréstimo do Newcastle, da Inglaterra, com contrato válido até 30 de junho de 2025 e opção de compra, recebeu as boas-vindas do Presidente Julio Casares antes de bater um papo com os jornalistas.
“É um momento de muita satisfação a vinda do Jamal, um grande atleta que nossa área de futebol estava monitorando, observando. Ele nos deu alegria pela personalidade esportiva, um profissional de caráter que vem nos ajudar muito, porque precisamos de um elenco largo para enfrentar o calendário. Quero dizer aos torcedores que estamos trabalhando, e que a vinda do Jamal obedece um critério de planejamento”, disse Casares.
Na sequência, o atleta recebeu a camisa 3 são-paulina e revelou as expectativas para defender o clube. “Estou muito orgulhoso de representar um time tão grande no Brasil e no futebol mundial. Eu tinha interesse de vir pra cá. A adaptação tem sido ótima”, afirmou Jamal Lewis, que nasceu em Luton, na Inglaterra, mas atua pela seleção da Irlanda do Norte, país natal de sua mãe.
O ala também comentou sobre a adaptação ao Brasil e revelou o desejo de aprender a língua portuguesa. “Em termos de falar o português, é um processo, vou ter algumas aulas, adoraria aprender a língua e abraçar a cultura da cidade. É muito mais eu me adaptar ao ambiente do que ele de adaptar a mim. Vou trabalhar duro para aprender português e me comunicar com toda a equipe e com os torcedores. Alguns atletas me ajudam, mas terei um professor em algumas semanas e espero aprender português”, disse o lateral, que completou.
“O Brasil é tão conhecido pela cultura, pelas pessoas, pelo amor ao futebol desde pequenos. Eu adoro o futebol brasileiro, as praias, assistindo Ronaldinho e outros jogadores na Copa do Mundo. Tenho muito orgulho de vir jogar ao Brasil, quero mergulhar na cultura. Tem muitos atletas vindo ao Brasil, isso demonstra a qualidade da liga e do futebol brasileiro. Quero aproveitar”, acrescentou.
Jamal Lewis começou a jogar futebol em Luton, cidade inglesa que fica a cerca de 50 quilômetros de Londres. Profissionalmente, seu primeiro clube foi o Norwich City.
As boas atuações de Lewis chamaram a atenção do Newcastle, clube que defendeu durante três temporadas (2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023). Emprestado para o Watford na última temporada europeia, Lewis atuou em 38 partidas, sendo 36 pela EFL Championship e duas pela FA Cup.
“Joguei toda a minha carreira na Inglaterra e sempre falei que gostaria de jogar numa liga de outro país, aprender outra cultura, outro tipo de jogo. A carreira é curta, é uma ótima oportunidade para estar num lugar diferente, ganhar jogos, levantar troféus e ser parte de um clube que vai ganhar muita coisa. É um projeto animador e quero estar neste clube por muito tempo”, afirmou.
O atleta também destacou a #TorcidaQueConduz: o primeiro contato com os torcedores tricolores foi no Mineirão, no último domingo (15), durante a vitória por1 a 0 sobre o Cruzeiro pelo Brasileirão.
“Ainda que tenha sido um jogo fora, foi muito bom ver os torcedores, eles fizeram muito barulho e deram apoio aos atletas, sou grato a eles. Vi jogos em casa, espero conseguir receber todo esse carinho e mostrar essa atmosfera, será incrível poder jogar no MorumBIS. O São Paulo é um clube gigante no Brasil e o futebol brasileiro é muito bem visto na Europa, especialmente na Inglaterra. Estou chegando agora, mas queremos ganhar, conquistar o troféu, adicionar mais uma Copa ao nosso hall”, concluiu.