Em meio aos ajustes do time neste início de temporada, o técnico Dorival Júnior tem comandado uma série de atividades táticas para fortalecer a defesa e calibrar o ataque. E os números já mostram os resultados do trabalho desenvolvido diariamente no CT da Barra Funda: o Tricolor não vencia quatro jogos consecutivos sem sofrer gol desde outubro de 2012.
Na ocasião, o São Paulo venceu Palmeiras (3 x 0), Vasco da Gama (2 x 0), Figueirense (2 x 0) e Atlético-GO (2 x 0). Se derrotar o Santos sem ser vazado na tarde do próximo domingo (18), no Morumbi, o time alcançará um feito que não acontece desde 1992, quando bateu Nacional-URU (1 x 0 e 2 x 0), Vasco da Gama (1 x 0), Botafogo (3 x 0) e Criciúma (1 x 0).
A atual sequência invicta do sistema defensivo começou no duelo com o Madureira (1 x 0), em Londrina, pela Copa do Brasil. De lá para cá, a equipe deixou o campo sem ser batida em outras três oportunidades: Botafogo-SP (2 x 0), Bragantino (1 x 0) e CSAL-AL (2 x 0).
“Nossa equipe tem evoluído jogo a jogo, e felizmente já conseguimos mostrar este progresso também nos números. É preciso ter uma defesa forte para construir uma equipe vencedora, e acredito que estamos no caminho certo para fazer isso. E isso não é mérito apenas dos defensores, porque todos estão se dedicando na marcação”, destacou o zagueiro Bruno Alves.
Assim como o camisa 34, o volante Jucilei também ressaltou o espírito da equipe. “Todo o time tem corrido para ajudar na marcação. Conseguimos quatro vitórias importantes, sem sofrer gols, que deram mais confiança ao grupo. Temos nos empenhado bastante para proteger a defesa e, assim, partir em busca das vitórias”, avaliou o meio-campista.
Em apenas dois jogos dos oito que disputou na temporada, até aqui, o Tricolor foi vazado: São Bento (2 x 0), quando atuou com time reserva na rodada de abertura do Campeonato Paulista, e no clássico contra o Corinthians (2 x 1). Nos três jogos disputados no Morumbi, este ano, o time não sofreu gol.
Confira abaixo as sequências sem sofrer gols do Tricolor:
Em 2012:
Em 2018:
Em 1992: