Não foi uma noite comum no futebol, mas nem mesmo a atitude antidesportiva do Tigre-ARG foi capaz de diminuir o brilho da inédita conquista tricolor: o título da Copa Sul-Americana. Diante dos argentinos, no dia 12 de dezembro de 2012, no Morumbi, a equipe são-paulina venceu por 2 a 0 e garantiu a festa dos mais de 67 mil torcedores que compareceram ao estádio do Morumbi e viram a consagração do meia-atacante Lucas.
Autor de um dos gols da partida, o camisa 7 foi o grande destaque da competição continental. Nesta quinta-feira (12), nas redes sociais, o jogador fez questão de relembrar a conquista. “Hoje completa um ano daquela noite perfeita, no Morumbi. Poder me despedir com gol, na final, e com o título foi algo que ficará marcado pra sempre na minha vida”, escreveu o jogador do PSG, da França.
Herói da conquista intitulada de ‘El Campeón Volvió’, Lucas partiu para o velho continente e foi defender as cores do clube francês. Porém, o amor pelo Tricolor nunca mudou. “Em um ano, muita coisa mudou. Mas, o sentimento é o mesmo. Com a ajuda de amigos, familiares e fãs cresci muito e conquistei muitos objetivos”, completou.
Assim como aconteceu na Argentina, durante todo o jogo no Brasil os argentinos abusaram de condutas antidesportivas. Ao final da primeira etapa, já na saída para o vestiário, o clima esquentou e os argentinos tentaram agredir os são-paulinos. Na sequência arrumaram confusão com a polícia e com seguranças do clube ao tentar invadir o vestiário adversário e depois não quiseram voltar para campo alegando insegurança. O trio de arbitragem esperou o quanto pode, mas o Tigre não voltou para o gramado. Dessa forma, o São Paulo foi decretado o campeão da Sul-Americana de 2012.
Para chegar até a final, o São Paulo iniciou a sua campanha diante do Bahia. Venceu por 2 a 0 ambas as partidas, disputadas no estádio de Pituaçu e no Morumbi. Já nas oitavas de final, que abriu a fase internacional do torneio para o Tricolor, a LDU de Loja ficou frente a frente com o clube brasileiro. A viagem até a pequena cidade equatoriana foi desgastante e atrapalhou os planos do time, que acabou empatando por 1 a 1 fora de casa e com o empate sem gols no Brasil avançou para a próxima fase.
Nas quartas de final, o São Paulo mediu forças com a Universidad de Chile, sensação do torneio e atual campeã. O Tricolor, porém, não deu chances para o rival e venceu por 2 a 0 no estádio San Carlos de Apoquindo e goleou no Pacaembu por 5 a 0, numa atuação de gala do Tricolor.
Na semifinal o time encontrou outro chileno: a Universidad Católica. O empate por 1 a 1 em Santiago e sem gols no Morumbi, deu ao São Paulo a vaga na grande decisão do torneio sul-americano. Após os dois jogos diante do Tigres, o clube brasileiro sagrou-se campeão de forma invicta e inédita, acrescentando mais uma importante conquista a sua extensa galeria de títulos.