Para celebrar os 91 anos do São Paulo Futebol Clube, o Complexo Social do Morumbi foi marcado por novidades e comemorações nesta segunda-feira (25), feriado municipal em razão do também aniversário da capital paulista, que completa 467 anos.
Logo pela manhã, foi realizada a tradicional cerimônia de Hasteamento das Bandeiras. O Diretor Geral do Clube Social, Antonio Donizeti Gonçalves, convocou o Presidente Julio Casares, além de Olten Ayres de Abreu Junior (Presidente do Conselho Deliberativo) e José Eduardo Mesquita Pimenta (Ex-Presidente e Patrono da Gestão), para o hasteamento.
“O São Paulo sempre fez parte da minha vida e agora, mais do que nunca, eu me sinto responsável por ajudar o clube a voltar ao caminho das glórias. Eu amo muito o São Paulo e já estou trabalhando com afinco para que todos nós são-paulinos tenhamos dias mais felizes”, discursou o Presidente Julio Casares.
Em seguida, a cúpula são-paulina prestou uma homenagem ao Conselheiro Antonio de Oliveira Rego, Diretor do COD, com a entrega de uma placa. A habitual Missa Solene foi ministrada posteriormente, em frente à Capela, pelo Padre Manoel. Foi mais uma linda solenidade.
Houve, também, a inauguração do belíssimo Teatro Cassiano Gabus Mendes, que leva esse nome em homenagem ao grande são-paulino, autor e novelista. Falecido em 1993, Cassiano foi representado pelo filho Cássio Gabus Mendes, mais um tricolor da família que também seguiu a carreira artística, tornando-se um ator dos mais respeitados no país.
“É uma honra enorme estar aqui representando o meu pai e a minha família. Agradeço imensamente ao Presidente Julio Casares pela linda homenagem e desejo muita sorte ao São Paulo nos próximos anos. Estarei sempre na torcida”, afirmou o ator Cássio Gabus Mendes, muito emocionado.
Foi realizada ainda a inauguração do novo espaço da Biblioteca do Complexo Social, com ampla variedade de obras e um setor especial dedicado às crianças. Ao mesmo tempo, aconteceu também o lançamento do livro Poetizando, do autor Décio Haffner, associado escritor.
As celebrações contaram ainda com uma linda exposição de quadros do artista e Conselheiro Augusto Higa, no lounge da nova Biblioteca. Já durante a tarde, ocorreu a inauguração do Campo 2 do Futebol Social, que leva o nome do Conselheiro Anselmo Cagnin Filho (in memoriam).
Por fim, o presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Jr, conduziu uma bela solenidade em comemoração dos 91 anos de fundação do São Paulo Futebol Clube. A ocasião foi marcada por homenagens aos primeiros presidentes da Diretoria, Edgard Egydio de Souza (entre 26/1/1930 e 25/5/1934) e do Conselho Deliberativo, Júlio de Mesquita Filho (entre 26/1/1930 e 13/1/1933), com a inclusão de suas fotos nas respectivas galerias de honra no Salão Nobre do Morumbi.
“Este é um momento histórico para o clube, um resgate da memória tricolor”, afirmou Olten Ayres de Abreu Jr.
Edgard Egýdio foi representado por seus bisnetos, Ricardo e Fernando Souza. Eles receberam das mãos do Presidente Julio Casares e do Ex-Presidente José Eduardo Mesquita Pimenta uma placa comemorativa em homenagem ao primeiro presidente da diretoria do clube. Fernão Lara Mesquita, neto de Júlio de Mesquita Filho, recebeu a homenagem do Vice-Presidente Harry Massis Jr.
Na solenidade, discursaram também os conselheiros Domingos D’Angelo, José Farah e Ives Gandra Martins, que também falou na condição de presidente do Conselho Consultivo do São Paulo Futebol Clube.