Em uma partida cheia de emoções, o São Paulo conquistou uma vaga na semifinal da Basketball Champions League Americas (BCLA), o torneio de clubes mais importantes do continente. O Tricolor teve um adversário duro pela frente, o San Lorenzo (ARG), e venceu por 78 a 75. A partida foi disputada no ginásio Alexis Argüello, em Manágua, na Nicarágua.
Georginho (20 pontos, 6 rebotes e 6 assistências) foi o cestinha e grande destaque da partida. Lucas Mariano (16 pontos, 6 rebotes), Renan (13 pontos) e Jefferson (10 pontos e 7 rebotes) também se destacaram.
O primeiro quarto foi de equilíbrio total, e terminou em 21 a 21, com destaque para Lucas Mariano, que marcou oito pontos. Bem nos contra-ataques e aproveitando da rapidez de seus jogadores, o Tricolor manteve um alto nível de jogo no segundo período. Mas cometeu alguns erros, que fizeram a equipe ir para o intervalo com quatro pontos de desvantagem.
O reinício da partida foi excelente, de muita intensidade e confiança são-paulina. Mas com erros nos lances livres, o São Paulo deixou o rival passar à frente no marcador. Brigando muito no quarto final, o Tricolor teve inteligência e bastante qualidade para conseguir a vitória nos minutos finais, quando Georginho fez jogada individual e marcou 77 a 75. Com mais um ponto de lance livre, feito por Renan, a equipe conseguiu a vaga.
Na fase de grupos, interrompida após a segunda janela por conta da pandemia de covid, a equipe são-paulina ficou na segunda colocação do grupo B, com seis pontos – duas vitórias, sobre Universidad de Concepción (CHI) e Quimsa (ARG), e duas derrotas, para os mesmos rivais.
A semifinal acontece neste domingo (11), às 19h40 (de Brasília), com transmissão do DAZN. O rival são-paulino será o Flamengo, que venceu o Caballos de Coclé (PAN).
Quinteto inicial: Bennett, Shamell, Jefferson, Georginho e Lucas Mariano.
Técnico: Claudio Mortari