Lucas Perri se apresenta nesta segunda-feira (7) à Seleção Brasileira Sub-20, equipe para a qual foi convocado pelo técnico Rogério Micale para a disputa de dois amistosos contra o México, em 11 e 13 de novembro, na Cidade do México. Os testes fazem parte da preparação da equipe para o Sul-Americano Sub-20 do Equador, em 2017, que vale a classificação para a Copa do Mundo júnior. Haroldo Lamounier, preparador de goleiros do São Paulo na categoria Sub-20, comemora a conquista do camisa 1.
Haroldo, que treinava os arqueiros da equipe principal desde 2003, assumiu as categorias de base em janeiro deste ano. Em dez meses, o balanço feito pelo experiente profissional é totalmente positivo. Nesta semana, Haroldo comemorou a segunda convocação seguida de Lucas Perri. “O Perri é um goleiro de muita qualidade. No dia a dia dele, vemos que ele é profissional, focado no que quer, no objetivo de ser um atleta profissional. Ele está chegando onde quer passo a passo, sem queimar etapas”, afirmou.
“Procuro orientá-lo para sempre se dedicar mais e ter seriedade para as coisas acontecerem. Essa segunda convocação para a Sub-20 é importante para o clube e também para os goleiros das outras categorias que treinam aqui, pois eles veem que o Perri está levando o nome do São Paulo na Seleção Brasileira e representando bem o clube”, disse, orgulhoso.
A trajetória de Haroldo no São Paulo é vitoriosa. Foram 14 anos trabalhando com Rogério Ceni, a quem tem como amigo e inspiração para seguir ensinando. Com o treinador, o camisa 01 foi campeão do Paulista, da Libertadores e do Mundial, todos em 2005, do Brasileiro em 2006, 2007 e 2008, e da Sul-Americana, em 2012. Sempre com a missão de aprimorar os fundamentos do M1TO e aquecê-lo antes dos duelos, o preparador passa seus conselhos aos jovens arqueiros.
“Trabalhar com um goleiro como o Rógerio por 14 anos traz muita experiência e é importante. Os atleta que hoje trabalham comigo veem essa experiência que eu trouxe do profissional e procuram se dedicar ao máximo, seguindo as informações e orientações no treino. Tento transmitir também o que o Rogério me passava, e eles tiveram oportunidade de conviver com ele algumas vezes e ouvi-lo, sendo uma referência. Ter o Rogério com uma história dessas no clube sempre será uma referência”, finalizou.
Perri já havia sido convocado várias vezes para a Seleção Brasileira, passou por mais de uma categoria, mas nunca tinha tido a oportunidade de atuar. A estreia dele aconteceu em 14 de outubro, contra o Uruguai, no Quadrangular de Seleções, no Chile. O goleiro foi um dos personagens da vitória brasileira por 2 a 1 – ainda no primeiro tempo, o Brasil liderava o placar quando o árbitro assinalou um pênalti contra a Seleção. Perri não tirou mais os olhos do batedor uruguaio, esperou até o último segundo possível para se descolar, caiu para o lado direito e realizou uma grande defesa.
Para os amistosos no México, além de Perri, o Tricolor também estará representado por pelo zagueiro Lyanco. David Neres havia sido convocado, porém, a pedido do São Paulo, foi liberado de uma das partidas para que permaneça com a equipe principal do São Paulo.