Com 67 mil torcedores nas arquibancadas do Morumbi, no dia 12 de dezembro de 2012, o time são-paulino escreveu um capítulo inédito na história do clube: conquistou a Sul-Americana ao derrotar o Tigre, na grande decisão, e ergueu o troféu pela primeira vez.
Não foi uma noite comum no futebol, mas nem mesmo a atitude antidesportiva do Tigre-ARG (2 x 0) foi capaz de diminuir o brilho da campanha vitoriosa do São Paulo, que balançou as redes com Lucas e Osvaldo.
Para chegar até a final, a equipe brasileira iniciou a sua campanha diante do Bahia. Venceu por 2 a 0 ambas as partidas, disputadas no estádio de Pituaçu e no Morumbi. Já nas oitavas de final, que abriu a fase internacional do torneio para o Tricolor, a LDU de Loja ficou frente a frente com o clube brasileiro.
A viagem até a pequena cidade equatoriana foi desgastante e atrapalhou os planos do time, que acabou empatando por 1 a 1 fora de casa e com o empate sem gols no Brasil avançou para a próxima fase.
Nas quartas de final, o São Paulo mediu forças com a Universidad de Chile, sensação do torneio e atual campeã. O Tricolor, porém, não deu chances para o rival e venceu por 2 a 0 no Estádio San Carlos de Apoquindo e goleou no Pacaembu por 5 a 0, numa atuação de gala.
Na semifinal o time encontrou outro chileno: a Universidad Católica. O empate por 1 a 1 em Santiago e sem gols no Morumbi, deu ao São Paulo a vaga na grande decisão do torneio sul-americano.
Após os dois jogos diante do Tigre-ARG (0 x 0 e 2 x 0), o clube brasileiro sagrou-se campeão de forma invicta e inédita, acrescentando mais uma importante conquista a sua extensa galeria de títulos.