Goleiro de uma dinastia: o ídolo Waldir Peres

Goleiro de uma dinastia: o ídolo Waldir Peres

Calendário 23/07/2017 - 18:46
Divulgação
Rubens Chiri / saopaulofc.net
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC
Divulgação
Arquivo Histórico do São Paulo FC

Tradicionalmente, o São Paulo sempre teve verdadeiras dinastias defendendo a meta. Waldir Peres, por assim dizer, foi chefe da 10ª dinastia, fechando o gol são-paulino por quase 12 anos, entre 1973 e 1984. Nascido em Garça, interior do estado de São Paulo, em 2 de janeiro de 1951, começou a jogar futebol ainda na cidade em que nasceu, no Garça FC. Profissionalizou-se na Ponte Preta e em 28 de agosto de 1973 foi contratado pelo Tricolor, em uma negociação que envolveu também a chegada de Chicão.

Dallora, então diretor de futebol do Tricolor, quando apresentou o jogador à imprensa, disse que ele era tímido e meio assustado com a cidade grande. Mas, ao contrário, logo na primeira entrevista Waldir se mostrou imponente, ainda que humilde, afirmando brigar pela posição com Sérgio e Paschoalim, goleiros da casa. Naquela altura, ele ainda cursava o segundo ano da faculdade de Educação Física, que chegou a concluir futuramente. 

E-BOOK COM A LISTA DE JOGOS DE WALDIR PERES PELO TRICOLOR

Segundo atleta que mais vestiu o manto são-paulino, em 617 ocasiões, Waldir Peres acumulou exatas 300 vitórias pelo time. Também foi o segundo jogador que mais vezes pisou no gramado do Morumbi, em 286 partidas.

As atuações excepcionais do goleiro renderam a ele a bola de prata e a bola de ouro de melhor jogador da posição no Campeonato Brasileiro de 1975. O time que defendeu, nessa temporada, também se consagrou como a melhor defesa do São Paulo em todos os tempos: com apenas 0,56 gol sofrido por jogo (40 em 72 disputas). No mesmo ano, Waldir defendeu dois pênaltis na decisão do Campeonato Paulista, erguendo o troféu de campeão pelo Tricolor!

Não bastasse, foi justamente nessa época, entre 1974 e 1975, com Waldir Peres sob as traves, que o Tricolor alcançou a maior sequência de jogos invicto da história do clube: 47 partidas!

Contudo, o momento mais célebre do goleiro foi na decisão do Campeonato Brasileiro de 1977. Mesmo, no fim, não tendo efetuado defesa alguma, desestabilizou os atacantes do Atlético-MG, que desperdiçaram três penalidades que ajudaram o São Paulo a se sagrar campeão nacional pela primeira vez. 

Em 1983, Waldir Peres alcançou 545 jogos com a camisa do São Paulo, superando o então recordista De Sordi, que detinha a marca desde 1965! O jogador, aliás, foi o primeiro a alcançar a marca de 600 partidas pelo Tricolor. E, somente em 2005, o goleiro foi ultrapassado nesse critério, e justamente por outro goleiro, Rogério Ceni.

Waldir Peres, porém, ainda detém alguns recordes, como o de partidas disputadas pelo Tricolor no Campeonato Paulista: 343 jogos; o de número de jogos sem sofrer gols no Paulistão, 153; e, principalmente, deter o maior número de jogos sem nunca ter sido expulso – feito que lhe rendeu um prêmio Belfort Duarte, pela CBD. 

Depois de deixar o Tricolor, em 1984, Waldir defendeu América (por empréstimo), Guarani (que adquiriu o passe definitivamente), Corinthians, Portuguesa, Santa Cruz e Ponte Preta, onde encerrou a carreira em 1989. Waldir também se consagrou com a Seleção Brasileira, participando de três Copas do Mundo (1974, 1978 e 1982). Ao todo, foram 21 convocações e 30 jogos com a camisa canarinho.

Entre 1990 e 2013, Waldir comandou 20 times pelo interior do Brasil, como treinador. 

Na tarde deste domingo (23), o são-paulino faleceu devido a um infarto na cidade de Mogi Mirim, no interior de São Paulo. Waldir Peres deixa profundas saudades das grandes atuações e pênaltis defendidos como goleiro, mas também pelo imenso caráter que o tornará um eterno ídolo do São Paulo Futebol Clube.


Waldir Peres
Goleiro

Jogos disputados pelo SPFC: 617
Estreia: 03/11/1973
Último jogo: 26/05/84
Nascimento: 02/01/1951, Garça (SP)
Falecimento: 23/07/2017, Mogi Mirim (SP)
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1975, 1980 e 1981 e Campeão Brasileiro em 1977.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário