Em um jogo de muita paciência, o São Paulo derrotou o Ituano por 1 a 0, nesta terça-feira, no estádio Novelli Júnior, em Itu, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo, disputado no Morumbi no último dia 11, o placar foi de 0 a 0. Wellington Rato saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória tricolor.
O adversário da próxima fase sairá de um sorteio realizado pela CBF. O São Paulo volta à campo no próximo sábado, para enfrentar o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, às 16h30, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Sem poder contar com o atacante Calleri, que se recupera de dengue, o São Paulo dominou o primeiro tempo. O time comandado por Dorival Júnior ditou o ritmo de jogo e foi quem teve chance de abrir o placar. Embora tenha usado bastante as jogadas pelas pontas e toques rápidos, as melhores chances foram em chutes de fora da área, com Nestor e Pablo Maia. Em ambas, o goleiro adversário fez grande defesa e evitou que o Tricolor abrisse o placar em Itu.
A pressão são-paulina continuou no segundo tempo. O Ituano, acuado, tentava se segurar e levar a partida para a disputa das penalidades. Alisson quase teve a chance de marcar, mas novamente, o goleiro fez a defensa. Até que, aos 16, Dorival Júnior colocou Wellington Rato no lugar de Gabi. Menos de dois minutos depois, em seu primeiro toque na bola, Rato recebeu na frente da área, cortou a marcação e bateu forte, no canto do goleiro. Enfim, o gol tricolor.
Com vantagem no placar, o Tricolor manteve a posse de bola, mas soube administrar o jogo. O Ituano, sem ter o que perder, partiu com tudo para cima, mas não chegou a criar uma grande oportunidade de empatar e evitar a classificação são-paulina. Pelo contrário, nos minutos finais, foi o São Paulo quem teve chance de matar o jogo, em chute de Marcos Paulo, mas a bola passou por cima do gol.
ITUANO 0 X 1 SÃO PAULO
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (São Paulo)
Data: 25/04/2023 (terça-feira)
Horário: 21h30
ITU: Jefferson Paulino; Pacheco (Thiaguinho, 11/2), Rafael Pereira (Marcel, 11/2), Frazan e Jonathan Silva (Mário Sérgio, 34/1); Lucas Siqueira, Marcelo Freitas, Rafael Carvalheira (Rafael Silva, 33/2) e Eduardo Person; Paulo Victor e Quirino (Neto Berola, 33/2). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Cartões amarelos: Eduardo Person, 34/1; Pacheco, 35/1
SPFC: Rafael; Rafinha (Orejuela, 31/2), Arboleda, Beraldo e Caio; Pablo Maia, Gabi (Wellington Rato, 16/2), Nestor e Alisson (Luan, 39/2); Luciano (Michel Araújo, 30/2) e Marcos Paulo. Técnico: Dorival Júnior
Gol: Wellington Rato, 16/2
Cartões amarelos: Nestor, 34/1; Rafinha, 3/2; Arboleda, 9/2; Luciano, 30/2; Michel Araújo, 45/2; Luan, 51/2
Público: 9.829 presentes
Renda: R$ 508.330,00
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa)-RS
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA)-PR e Jorge Eduardo Bernardi-RS
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati-SP
VAR: Wagner Reway-PB
AVAR: Antônio Adriano de Oliveira-MA
AVAR 2: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho-RJ