A Conmebol divulgou nesta terça-feira que dois clubes do mesmo país não poderão disputar a final da Copa Libertadores 2007. Nas últimas duas edições, o São Paulo enfrentou brasileiros na decisão – venceu o Atlético Paranaense em 2005 e foi derrotado pelo Internacional em 2006.
Se duas equipes do mesmo país chegarem à semifinal em lados opostos, o cruzamento irá mudar para que elas se enfrentem nessa fase.
Além disso, a Conmebol veta inscrições de atletas entre um jogo e outro da mesma fase do mata-mata, e obriga os anfitriões a cederem seu estádio para reconhecimento do visitante na véspera da partida.
Na segunda fase, são oito grupos com quatro times. Os dois primeiros de cada grupo vão às oitavas-de-final. Os líderes de cada chave serão numerados de 1 a 8, por índice técnico. Os segundos colocados, de 9 a 16, no mesmo critério. O melhor time pega o 16º e assim por diante.
No mata-mata, a equipe de melhor campanha decide em casa. Até a semifinal, o gol fora é critério de desempate. Na final, em caso de empate, haverá prorrogação e, se preciso, pênaltis para definir o título.