Com 12 times, os grupos e o formato do Campeonato Paulista Feminino 2019 estão definidos. Disputado em quatro fases, o torneio terá início em 31 de março e a previsão de término é em 6 de outubro. O Tricolor compõe o Grupo 1 e mandará os jogos em Cotia.
Divididos em dois grupos com seis equipes que se enfrentam dentro da chave em ida e volta, quatro times avançam à segunda fase. Nesta, os oito times serão divididos em dois grupos de quatro, de onde classificam os quatro semifinalistas, que definem quem decide o título em mata-mata.
Além do São Paulo, outros cinco clubes compõe o Grupo 1: Ferroviária, Ponte Preta, Internacional, Osasco Audax, Palmeiras. Já Corinthians, Juventus, Portuguesa, São José, Taubaté e o atual campeão Santos, estão no Grupo 2.
Paralelo ao Campeonato Paulista Feminino, o São Paulo também jogará o Campeonato Brasileiro da Série A2. Assim como o Paulistão, são conhecidos os adversários, mas ainda não estão marcadas as datas e horas pela FPF e CBF, respectivamente.
Os clubes poderão inscrever um número ilimitado de atletas. As restrições ficarão para as súmulas, onde poderão ter apenas cinco atletas estrangeiras e apenas cinco atletas menores de idade. O número de substituições segue sendo seis por jogo, que deverão acontecer em até três atos.