Após nove jogos como mandante no Pacaembu, o Tricolor poderá retornar ao Morumbi e ganhar ainda mais força como anfitrião. E assim como jogadores e torcida, o técnico Edgardo Bauza também está animado com a possibilidade de ter o Estádio Cícero Pompeu de Toledo como grande aliado. Os números, aliás, mostram a força que os torcedores são-paulinos dão ao time em casa. Em toda a história, o clube jogou 1598 partidas lá, com 947 vitórias, 391 empates e só 260 derrotas, um aproveitamento de 67,42%.
Pelo Campeonato Paulista – competição que proporcionará o primeiro compromisso da equipe no Morumbi em 2016, no duelo com o Oeste agendado para o próximo sábado (2), às 18h30 (de Brasília) -, o retrospecto é ainda melhor: são 700 partidas, com 422 vitórias, 170 empates e 108 derrotas (68,38%). No entanto, a grande força mesmo vem na Libertadores da América, onde o Tricolor é praticamente imbatível jogando em casa.
Foram 78 jogos com 60 vitórias, dez empates e só oito derrotas, 81% de aproveitamento. “Estamos muito contentes com esta oportunidade de retornar ao Morumbi. Lá é a nossa casa, a torcida gosta e a equipe se sente à vontade. Estou feliz com a volta dos jogos no Morumbi, e oxalá possamos aproveitar a chance de jogar em casa para conseguirmos as classificações no Campeonato Paulista e na Libertadores da América”, festejou o experiente treinador argentino, que emendou.
“Teremos a oportunidade para encaminhar as duas vagas jogando em casa, e sem dúvida isso é muito importante. Acredito que podemos evoluir na temporada com esta oportunidade de atuar no Morumbi”, opinou o comandante, que terá pela frente três compromissos nesta fase classificatória do estadual e do torneio continental: Oeste, Trujillanos-VEN e River Plate-ARG. Em ambos os casos, só os três pontos interessam ao São Paulo, que acumula cinco jogos consecutivos de invencibilidade na temporada e precisa confirmar a sua reação.
Vale lembrar que em 2015, o time são-paulino venceu 23 das 33 partidas que disputou no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, além de seis empates e quatro derrotas (75,76% de aproveitamento). O sistema ofensivo balançou as redes 65 vezes, enquanto a defesa foi vazada em apenas 22 ocasiões. A última partida do Tricolor, no Morumbi, foi na emocionante vitória sobre o Figueirense por 3 a 2, com gols de Luis Fabiano, Alan Kardec e Thiago Mendes – estes dois últimos com tentos já nos instantes finais do duelo.