Ídolo e eternizado na história do clube, Hernanes se despede do São Paulo com as conquistas do Campeonato Brasileiro (2007 e 2008), do Paulistão (2021) e a certeza de que está no coração do torcedor são-paulino.
Neste sábado (17), o meio-campista de 36 anos e a diretoria acertaram a rescisão de contrato, que era válido até o final da temporada.
Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima encerra a sua quarta passagem no Tricolor com 330 jogos, 56 gols, inúmeros momentos de protagonismo e amor pela camisa são-paulina.
O Profeta é ídolo incontestável da instituição – como destacado em seu retorno ao clube em 2019 – e representa as crias das categorias de base que sempre sonharam com títulos e protagonismo no time principal.
ANDERSON HERNANES DE CARVALHO VIANA LIMA, O PROFETA
Natural de Recife, capital de Pernambuco, Hernanes chegou ao São Paulo com 15 anos de idade para fazer testes, foi aprovado e rapidamente viu seu sonho de vestir a camisa tricolor se tornar realidade. Após crescer nas categorias de base são-paulinas e receber algumas chances entre os profissionais, o meio-campista foi emprestado para o Santo André para pegar experiência. E conseguiu.
Após o período no time do ABC, Hernanes voltou ao São Paulo para se tornar ídolo, vencendo dois Campeonatos Brasileiros (2007 e 2008) e alcançando inúmeros prêmios individuais – ganhou o prêmio de craque do Brasileirão 2008. Construiu sua trajetória no clube com conquistas, grandes atuações e momentos que estão vivos na memória da torcida são-paulina.
Ainda em 2008, foi convocado para defender o Brasil na Olimpíada de Pequim, na China, faturando a medalha de bronze. As ótimas exibições de Hernanes despertaram o interesse do futebol europeu. Após se despedir do Tricolor em 2010, o meio-campista teve uma trajetória respeitável na Itália e defendeu três clubes tradicionais: Lazio, Internazionale de Milão e Juventus.
Pela Lazio, conquistou a Copa da Itália na temporada 2012/13, tornou-se ídolo e um dos atletas mais valorizados do futebol italiano. A boa fase o credenciou a defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2013, conquistando o título da competição em cima da Espanha, no Maracanã lotado. Em alta na Europa, o Profeta foi chamado novamente para vestir a camisa amarelinha, na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Após deixar a Lazio idolatrado pela torcida, Hernanes seguiu para a Internazionale de Milão antes de triunfar novamente em território italiano: desta vez pela Juventus. No clube de Turim, participou das campanhas vencedoras do Campeonato Italiano e da Copa da Itália.
No início de 2017, transferiu-se para o Hebei Fortune, da China. Após seis meses, Hernanes optou por voltar ao Tricolor, por empréstimo, em julho daquele ano. O tempo foi suficiente para o Profeta aumentar ainda mais sua idolatria com a torcida são-paulina. Hernanes foi decisivo na reviravolta do Tricolor no Campeonato Brasileiro de 2017, tendo disputado 19 jogos, com nove gols e três assistências.
Após liderar a reação do São Paulo, o camisa 15 retornou para o futebol chinês no início de 2018. A distância e a saudade, porém, duraram apenas uma temporada: em 2019, o meio-campista voltou ao Tricolor para escrever a sua quarta passagem no time são-paulino.
A conquista do Campeonato Paulista de 2021 coroou a mescla do elenco de Hernán Crespo, que contou com líderes e referências como Dani Alves, Miranda e Hernanes, e os jovens de Cotia. O Profeta se despede do clube com 330 jogos, 56 gols, três títulos e a certeza de que sempre será um ídolo tricolor.