O ano de 2018 foi especial para as categorias iniciais de base do São Paulo. Com atletas Sub-11 e Sub-13, que ainda não alojam no CFA de Cotia, sendo apenas federados no clube, treinando às terças, quintas-feiras e sábado, foram montadas duas equipes fortes e competitivas, resultando no título Paulista Sub-11 e vice Sub-13.
Sub-11 e 13 são as duas primeiras categorias competitivas de formação em Cotia. Participando do Campeonato Paulista desde 2015, torneio organizado pela Federação Paulista de Futebol, o ano de 2018 foi o de maior êxito, ressaltando o trabalho em equipe feito dentro e fora de campo.
O trabalho com os jovens atletas acontece de forma integrada entre as categorias. Tendo como supervisor técnico Antônio Rodrigues, a comissão técnica é formada pelo auxiliar técnico Leonardo Moreno, o preparador físico Muricy Ramalho Jr., o preparador de goleiros Márcio Aguiar, auxiliado por Antônio Nascimento, além do roupeiro Edmilson Santos e do massagista Cesar Salustiano. Frente ao Sub-11 está o técnico Rodrigo Cabral e do Sub-13, Hamilton Ramos.
Com 71% de aproveitamento no Paulistão, o São Paulo foi campeão em cima do Palmeiras. Depois de empate sem gols no jogo de ida, o Tricolor venceu por 1 a 0 com belo gol de Pedrinho, de voleio, nos acréscimos do segundo tempo e levantou o troféu. Para Rodrigo Cabral, o ano foi extremamente valioso, com o título apenas coroando o trabalho e evolução da equipe.
“Foram dois anos de preparação com amistosos e colocando peças no time de atletas nascidos em 2007 para formar uma equipe coesa para a temporada 2018. Foi visível a evolução e crescente dos atletas nos jogos, mesmo sabendo que são muito jovens e passam por altos e baixos. Fizemos uma campanha regular na primeira fase do Paulista, classificando em segundo, deixando para trás times de expressão no cenário estadual”, contou Rodrigo Cabral.
“Fizemos um torneio festivo no meio do ano que uniu ainda mais os atletas e o grupo, dando força para o restante da temporada. O resultado não poderia ser melhor, o troféu do Campeonato Paulista Sub-11. Vejo 2018 com os objetivos alcançados, não pelo troféu, mas pela evolução dos meninos em campo e como cidadãos. A torcida também merece destaque e agradecimento. Os pais e admiradores do time apoiaram o tempo todo, respeitando os adversários e derem exemplo de comportamento para todos jogadores”, finalizou.
O Sub-13 também fez ótima campanha, com 65% de aproveitamento no Estadual. Na final, enfrentou o Palmeiras, mas acabou sendo derrotado, conquistando o segundo lugar. Apesar da derrota, o técnico Hamilton só vê pontos positivos na temporada 2018, tendo o último resultado como um mero detalhe.
“Foi com muita alegria que retornei ao São Paulo após 12 anos. Tenho felicidade e gratidão em trabalhar com esses garotos e lidar com sonhos. É gratificante chegar ao fim do ano com a formação de bons atletas para as categorias acima, ver jovens formados para encarar o Sub-14 sem defasagens. Neste fim de ano, comemoramos o aprendizado, a formação, a coroação pelo título Sub-11 e o vice Sub-13”, avaliou Hamilton Ramos.
Temporada 2018
Sub-13
Jogos: 22
Campanha: 13V, 4E, 5D – 65% de aproveitamento
Gols: 43GP, 26GC (17 de saldo)
Sub-11
Jogos: 22
Campanha: 14V, 5E, 3D – 71 % de aproveitamento
Gols: 51GP, 14GC (37 de saldo)