Especial #MadeInCotia: O ano do time Sub-17

Especial #MadeInCotia: O ano do time Sub-17

Calendário 26/12/2018 - 11:12

A geração 2001 do Tricolor contabilizou mais dois títulos para as categorias de base do clube na temporada 2018. Além das taças, os garotos fizeram um grande trabalho ao chegarem à decisão do Campeonato Paulista e fazerem ótimas campanhas na Copa do Brasil e na Taça BH. Logo nas primeiras semanas do ano, a equipe conseguiu um título, o da FAM Cup, torneio que foi novidade na temporada. Disputada na capital paulista, acompetição teve seis partidas com apenas uma derrota são-paulina.

O atacantePaulinho saiu como artilheiro do torneio, com quatro gols marcados. A partir de abril, os tricolores partiram para o Campeonato Paulista. No Estadual, somaram goleadas (como um 12×0 sobre o Taboão da Serra e dois 10×0, sobre Elosport e também sobre o Taboão da Serra), ainda na primeira fase. Até a semifinal, a categoria teve a melhor campanha da competição, mas não conseguiu o título ao ser superada pelo Palmeiras. Campanha: 23V, 6E, 3D, 115GP, 22GC.

Do meio do ano pra frente, mais torneios importantes começaram, e o segundo semestre foi repleto de desafios. O primeiro deles foi a Taça BH, em julho, do qual a equipe era a atual bicampeã. Mais uma vez, o futebol bonito do Tricolor foi visto e exaltado, o time somou goleadas e não foi vazado até a semifinal, quando foi derrotado pelo Atlético-MG. Campanha: 5V, 1D, 16GP, 2GC.

Em setembro, a convite da J League, a liga japonesa de futebol, o São Paulo foi ao Japão disputar a J League Challenge Cup, e voltou com mais uma taça. O Tricolor enfrentou equipes locais e da Coreia do Sul, além da Real Sociedad (Espanha), e terminou invicto, com seis vitórias, 28 gols feitos e só quatro sofridos. Paulinhofoi o artilheiro, com sete gols.

A Copa do Brasil começou no início de outubro, e os são-paulinos queriam o bicampeonato – o clube venceu a primeira edição do torneio, em 2013. Após um começo muito bom, eliminando Atlético-GO e devolvendo para o Atlético-MG a derrota na Taça BH, os garotos não conseguiram passar pelo Flamengo. Campanha: 4V, 1E, 1D, 12GP, 6GC.

“Foi um ano com bastante competição para o Sub-17, de muito aprendizado para os atletas, de bagagem competitiva alta, que fez com que eles evoluíssem muito. É o nosso principal objetivo trabalhando com categoria de base, jogar em alto nível, com adversários de grande nível, em campeonatos gabaritados pelas grandes federações e confederações. Meu balanço é totalmente positivo para os atletas em relação a temporada. Nem todos títulos vieram como esperávamos, conseguimos um torneio internacional e da FAM, mas chegamos à final do Paulista, semi da BH, fazendo ótimas campanhas. Outro ponto importantíssimo, que mostra evolução e caminho correto, é ver cinco atletas nascidos em 2001 atuando no Sub-20, na Copa RS 2018, entrando nas partidas e titulares, com o professor Orlando Ribeiro, sendo vice-campeões. São atletas correspondendo na categoria acima”, avaliou o técnico Rafael Paiva. 

2018

Jogos: 55
Campanha: 42V, 7E, 6D – 81% de aproveitamento
Gols: 189GP, 42GC (147 de saldo)
Artilheiro: Gustavo Maia (35 gols)

Compartilhe esse conteúdo

Deixe seu comentário