A equipe sub-15 do São Paulo viveu uma experiência diferente na tarde da última quinta-feira (28). Em iniciativa do setor de Assistência Social do Departamento de Futebol de Base, os garotos visitaram a Orquestra Sinfônica Juvenil do Instituto Baccarelli, comandada pelo maestro Silvio Baccarelli.
“A iniciativa visa mostrar para os garotos como a coletividade, a união de todos, é essencial para chegar à finalidade que desejam. No caso, fizemos a analogia com a música, como cada instrumento funciona como um jogador de posições diferentes, o maestro é o treinador… E assim por diante”, explica Mariana Grassia, assistente social das categorias de base.
Os jovens, que também tiveram a companhia do treinador Menta, do preparador físico Rodrigo Pignataro e do psicólogo Augusto Carvalho, mostraram-se muito interessados no assunto. Muitos nunca tinham visto uma orquestra pessoalmente e além de assistir ao ensaio, tiraram dúvidas sobre música – alguns até se arriscaram a tocar alguns instrumentos.
“Nós tivemos hoje uma experiência muito legal, pois mostra como é preciso ter união para que as coisas saiam certo na música. O mesmo acontece no futebol, dá pra gente fazer essa comparação”, disse Gabriel, lateral-esquerdo da equipe.
O momento mais descontraído aconteceu quando o treinador foi convidado pelo maestro a reger uma música. Menta aceitou o desafio e se saiu bem, apesar do nervosismo incial. Os garotos aprovaram a nova face do “professor”.
“É muito difícil comandar uma orquestra! Adorei a experiência e tenho certeza de que os meninos puderam tirar muitas coisas boas do dia de hoje. Vamos levar os ensinamentos deste dia para os treinamentos, e esperamos que eles se lembrem sempre do que vimos aqui”, completou.
O Instituto
O Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por missão oferecer formação musical e artística de excelência proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a oportunidade de profissionalização, com foco em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Localizada na comunidade de Heliópolis, que fica na Zona Sul de São Paulo, a entidade gerencia os programas: Coral da Gente, de iniciação e aperfeiçoamento em canto coral com técnicas de expressão cênica; Orquestra do Amanhã, de iniciação e aprimoramento em estudo de instrumentos e Sinfônica Heliópolis, de prática orquestral.
Para saber mais sobre o Instituto acesse o link Instituto Baccarelli.