Com a confiança em alta novamente após vencer dois adversários diretos no Campeonato Brasileiro de 2016, o Tricolor tentará manter a sua boa fase no final de semana diante de um dos anfitriões mais complicados na história do clube: o Atlético-PR. Em busca da trinca após acumular a sua primeira série positiva na competição deste ano, o São Paulo terá que quebrar um incômodo tabu: o time são-paulino jamais bateu os paranaenses na Arena da Baixada.
Desde 1999, quando o Estádio Joaquim Américo Guimarães foi modernizado e apelidado de Arena da Baixada em sua nova fase, o time paulista não vence o rival. Antes disso, o Tricolor havia derrotado o Atlético-PR em 1937, por 2 a 1, em amistoso. De lá para cá, o Tricolor acumula um jejum de 15 jogos sem triunfos: neste período, foram cinco empates e dez derrotas.
Por isso, assim que a bola parou de rolar no duelo com o Cruzeiro (1 x 0), o elenco já mudou o foco para o confronto com os paranaenses, que vivem situação semelhante na tabela de classificação da competição nacional. “Precisamos conquistar pontos. Só pensamos nisso. Conseguimos duas importantes vitórias, mas domingo (18) já teremos uma partida complicada pela frente. Só pensamos em vitória, e buscaremos isso”, afirmou o goleiro Denis.
E se computados os confrontos com mais de dez jogos fora de casa, na história do clube, os embates com o Atlético-PR – independentemente do estádio – são os de pior aproveitamento do São Paulo: três vitórias, 12 empates e 13 derrotas (25% de aproveitamento). A lista, com os desafios mais complicados pelo Tricolor como visitante, ainda é composta por América-RJ (25%, com uma vitória, nove empates e seis derrotas), Fluminense (26%), Botafogo (29%) e Criciúma (30%).
“Estamos no 12ª lugar, e o Atlético está na décima colocação. Então acredito que será mais uma partida dura, parelha, porque são suas equipes com campanhas parecidas no Brasileiro. Contra um rival direto, só a vitória nos interessa. Temos a oportunidade de superá-los na classificação, e vamos com o pensamento de conquistar um resultado positivo para tentar manter a nossa reação no campeonato”, analisou o meio-campista Thiago Mendes.