Antes da vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, neste último domingo (18), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Estádio do Morumbi recebeu um evento diferente. Em uma “mini-arena” montada atrás do banco de reservas, o Tricolor foi sede da última etapa presencial do campeonato de PES2019 (Pro Evolution Soccer 2019) para definir seu representante na próxima edição do e-Brasileirão, principal competição nacional de futebol virtual. O evento tem patrocínio e apoio da Konami, parceiro do clube são-paulino.
Esta etapa presencial no Estádio do Morumbi teve a participação de oito jogadores, que foram selecionados após se classificarem na fase inicial (online), que contou com 1.642 inscritos – o São Paulo foi o clube brasileiro com o maior número de inscrições entre todas as equipes da Série A.
Após duras batalhas virtuais, quem ficou com o título no Morumbi foi Valber Lacerda, são-paulino e residente de Goiânia (GO). Desta forma, ele será o representante do Tricolor no e-Brasileirão, que acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de novembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Valber Lacerda é o atual vice-campeão da competição nacional, jogando anteriormente pelo Atlético Goianiense, clube de sua cidade. As finais do torneio serão transmitidas pela CBF TV, GloboEsporte.com e SporTV.
O campeonato está na sua terceira edição. Em 2017, o título ficou com Henrykinho, representante do Cruzeiro; em 2016, o campeão foi GuiFera, defendendo o Santos. Jean “Frankstein” foi o representante do São Paulo nas duas primeiras edições, tendo sido eliminado nas quartas de final na competição do ano passado.