Considerado quase por unanimidade o melhor jogador do mundo nas décadas de 1930 e 1940, Leônidas da Silva elevou o São Paulo FC a “time grande” na época devido à grandeza da contratação – a mais cara do futebol sul-americano até então.
Com o “Diamante Negro” em campo, o São Paulo ganhou cinco Campeonatos Paulistas em sete anos. Ao todo, marcou 141 gols em 212 jogos e ostenta o incrível aproveitamento de 70% dos pontos disputados (137 vitórias, 37 empates e 38 derrotas).
Leônidas foi tão importante para o futebol brasileiro que não poderia deixar de brilhar na Seleção. Disputou as Copas do Mundo de 1934 e 1938, sendo artilheiro na última com oito gols marcados.
Mas em 1950 chegou a hora de pendurar a chuteiras. E a última partida do ídolo tricolor aconteceu bem longe da capital. A ensolarada Olímpia, localizada a 480km de São Paulo, serviu de palco para um dos últimos jogo do Diamante Negro.
Em 03 de dezembro de 1950, Leônidas entrou em campo com o Tricolor, do técnico Vicente Feola, no recém-inaugurado estádio Maria Tereza Breda. E apesar do esforço dos mandantes, não houve força suficiente para parar o São Paulo de Leônidas.
Com gols de Augusto e Leopoldo (de pênalti), o Tricolor superou os anfitriões por 2 a 1 – gol dos olimpienses marcado por Alemão.
Alguns dias depois (dia 23), Leônidas voltou a campo para enfrentar o Nacional, no Pacaembu, em jogo do Campeonato Paulista. O Tricolor lutava pelo título, e Leônidas, que não havia disputado uma partida sequer daquele campeonato até então, precisava entrar em campo para, quem sabe, ser considerado campeão – caso o São Paulo conquistasse o título. O São Paulo venceu por 2 a 1 (mas posteriormente não levou o caneco), fechando com chave de ouro a participação de um dos mais lendários jogadores da história do futebol brasileiro.
Em 1951 Leônidas se tornaria técnico do São Paulo, viajando inclusive com o Tricolor na famosa excursão a Europa.
Ficha técnica
Leônidas da Silva
Jogos disputados pelo clube: 212 (137 vitórias, 37 empates, 38 derrotas)
Estreia: 24/05/1942
Último jogo: 03/12/1950
Gols marcados no clube: 141