Campeão em 2015 sobre o Atlético Mineiro, ao vencer por 3 a 1, o São Paulo conheceu seus adversários e datas dos jogos na Copa Internacional Ipiranga Rio Grande do Sul Sub-20, torneio organizado pela Federação Gaúcha. O torneio reúne os maiores clubes do Brasil e convidados do exterior para uma competição inicialmente de grupos e depois mata-mata, em tiro curto, com apenas 15 dias de duração, em Porto Alegre.
Na primeira fase, o São Paulo integrará a Chave D, e encarará o Vitória, no dia 6 de dezembro, o Botafogo, no dia 8, Asociación Mutual Social Y Desportiva Atlético de Rafaela (ARG), dia 10 e por fim reecnontrará o Atlético Mineior, dia 12. A decisão está marcada para o dia 19 de dezembro.
Os outros times estrangeiros convidados nesta edição são o mexicano Toluca, o Universidad do Chile (CHI), o Peñarol e o Club Nacional de Football, do Uruguai, e o Guarani, do Paraguai.
Com isso, as chaves ficaram da seguinte forma:
A: Nacional (URU), Guarani (PAR), Fluminense, Corinthians e Internacional
B: Flamengo, Criciúma, Toluca (MEX), Cruzeiro e Santos
C: Peñarol (URU), Vasco, Univercidad do Chile (CHI), Grêmio e Palmeiras
D: São Paulo, Atlético de Rafaela (ARG), Botafogo, Atlético/MG e Vitória
Campanha em 2015:
Na chave B, ainda pela fase classificatória, ficou em segundo lugar no grupo, atrás do Grêmio, com três vitória e uma derrota, para o próprio Tricolor Gaúcho. O grupo era também composto por Flamengo, Chapecoense e Criciúma. Nas quartas de final, empatou em 0 a 0 com o Goiás, mas avançou nos pênaltis, ao vencer por 4 a 2.
Na semifinal, o duelo foi o clássico contra o Palmeiras, em que o Tricolor venceu por 2 a 1 e avançou à final, derrotando o Atlético Mineiro por 3 a 1.